Marcelândia receberá em dezembro nove mutirões com foco no cadastro biométrico
Primeiro deles será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município; Justiça Eleitoral busca 1.407 eleitores que não fizeram a coleta biométrica

A 32ª Zona Eleitoral fez um planejamento para a realização de mutirões em Marcelândia (a 694 km de Cuiabá) no mês de dezembro. Estão previstos nove mutirões que devem ocorrer entre os dias 1º e 13 de dezembro. O primeiro deles será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, segunda e terça-feira, respectivamente, das 8 às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município. O foco é o cadastramento biométrico de eleitores, uma vez que, no município, 1.407 pessoas ainda estão sem a biometria.
O conjunto de mutirões visa ampliar o cadastramento biométrico de eleitores no município, que alcançou o índice de 8.035 eleitores com a biometria, o correspondente a 85,10% da população, dentro de um universo de 9.442 pessoas aptas a votar. O índice de pessoas sem biometria no município é de 14,90%. A sede do Cartório da 32ª Zona Eleitoral fica em Cláudia, a 71 km de Marcelândia. Os mutirões ocorrerão em escolas, hospital, posto de saúde e posto de atendimento eleitoral no município. Em algum mutirão o atendimento será noturno.
A Justiça Eleitoral levará para os mutirões todos os serviços oferecidos no cartório eleitoral: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da possibilidade de regularização da situação eleitoral. Em Mato Grosso, 91,13% do eleitorado já fez a coleta biométrica, enquanto 8,87% dos eleitores ainda não cadastraram a biometria, o correspondente a 222.964 pessoas.
A iniciativa integra o plano de ação da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que tem como meta alcançar 98% de cobertura biométrica ainda em 2025.
Documentos
Para o atendimento, o eleitorado deve apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço.
Qualquer cidadão tem o direito de ser atendido em mutirões da Justiça Eleitoral. Não é preciso votar ou residir na cidade onde a ação é realizada.
O que é biometria
A biometria é uma ferramenta de identificação por meio da impressão digital, que é coletada e armazenada, garantindo a proteção e que cada eleitor vote apenas uma vez, sem o risco de falsidade ideológica.
É um marco na tecnologia, que representa um avanço na proteção e inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Confira abaixo o cronograma de mutirões
da Justiça Eleitoral em Marcelândia
1º e 02/12 – Segunda e terça-feira
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marcelândia
Horário: 8h às 17h
Endereço: Rua Domingos Martins, 2327, Vila Izabel
05/12 – Sexta-feira
Local: Escola Estadual Paulo Freire
Horário: 18h às 22h
Endereço: Rua Três Poderes, 970 – Centro
06/12 – Sábado
Local: Escola Municipal Rural Curumim
Horário: 9h às 16h
Endereço: Vila Jaguar
07/12 – Domingo
Local: Posto Eleitoral de Marcelândia
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua Aruana, 581 – Sala 02 – Centro
08/12 – Segunda-feira
Local: Posto de Saúde da Vila Izabel
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua Caiaby, nº 989
09/12 – Terça-feira
Local: Hospital Municipal Maria Zélia
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua Severino José de Moura, 184
12/12 – Sexta-feira
Local: Escola Estadual Etelvina Ferreira
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua Colíder, 560 – Vila Isabel
13/12 – Sábado
Local: Posto Eleitoral de Marcelândia
Horário: 9h às 16h
Endereço: Rua Aruana, 581 – Sala 02 – Centro
Estagiária Natália Sarturi (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem – Na imagem, um homem está atendendo uma mulher e uma criança em uma mesa, utilizando um laptop e alguns equipamentos para procedimento de cadastro biométrico; ele segura delicadamente a mão da mulher enquanto realiza o processo, em um ambiente simples, com cadeiras de madeira, documentos e materiais de trabalho ao fundo.

