Justiça Eleitoral leva atendimento, neste sábado (29), a Mutirão da Cidadania em Sapezal

Ação será realizada no horário das 8h às 16h, no Pavilhão Comunitário “Zeneuda Fontanelli”, situado na Avenida das Flores, bairro Cidezal II, em frente à Capela Santo Antônio

Justiça Eleitoral leva atendimento, neste sábado (29), a Mutirão da Cidadania em Sapezal
Mutirão vai oferecer os mesmos serviços encontrados no cartório eleitoral

A Justiça Eleitoral marca presença na 2ª edição do Mutirão da Cidadania, em Sapezal (distante 510 km de Cuiabá), levando o cadastramento biométrico de eleitores e os demais serviços oferecidos pelo Cartório da 42ª Zona Eleitoral. A ação está marcada para sábado (29), das 8h às 16h, no Pavilhão Comunitário “Zeneuda Fontanelli”, situado na Avenida das Flores, bairro Cidezal II, em frente à Capela Santo Antônio. No evento, organizado pela Prefeitura de Sapezal, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) estará presente com quatro servidores e toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores.

Vários órgãos e instituições também participam da iniciativa, com serviços gratuitos à população. No 2º Mutirão da Cidadania, a Justiça Eleitoral vai oferecer os mesmos serviços encontrados no cartório eleitoral: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além do cadastramento biométrico.

A participação no evento é uma estratégia do Juízo Eleitoral da 42ª ZE para alcançar a meta de, no mínimo, 98% estabelecida pela campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT).

Em Sapezal, o índice de cobertura biométrica está em 96,33%, o correspondente a um eleitorado de 18.893 pessoas, dentro de um universo de aptos a votar de 19.611 eleitores e eleitoras. A Justiça Eleitoral procura 718 eleitores (as) no município que ainda não possuem a biometria, o equivalente a 3,66%. Em Mato Grosso, a cobertura biométrica é de 91,08%, restando um efetivo eleitoral de 227.053 eleitores que ainda não fizeram a biometria.

 “Nossa estratégia local para chegar até o(a) eleitor(a) é constituída por mutirões próprios, divulgação em carros de som, banners, mensagens via WhatsApp, ligações telefônicas, atendimento itinerante em locais com grande concentração de público e participação em eventos, como o Mutirão da Cidadania”, informa o chefe do Cartório da 42ª Zona Eleitoral, Everton do Nascimento Niza.

O 2º Mutirão da Cidadania é uma ação conjunta com a finalidade de oportunizar acesso a diversos serviços em saúde e cidadania, como vagas de emprego, vacinação, assistência jurídica, cadastro em programas sociais e de saúde. A ação conta com a participação de entidades como o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Defensoria Pública, Procon, Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Secretarias Municipais de Saúde, de Finanças, de Administração e da Família, Assistência Social e Cidadania.

Estrutura e atendimento

Para receber atendimento da Justiça Eleitoral no 2º Mutirão da Cidadania, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, em documento físico ou digital.

Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido(a) em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Jornalista Anderson Pinho

Crédito da Imagem: Prefeitura de Campos de Júlio

#PraTodosVerem - A imagem mostra um grande grupo de pessoas, a maioria vestindo camisetas azuis do SCFV, reunidas em frente ao “Pavilhão Comunitário Zeneuda Fontanelli”, em Sapezal. Elas formam filas e conversam enquanto aguardam para entrar no local, em um dia ensolarado. O ambiente transmite clima de organização e participação comunitária.

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.