Cartório eleitoral realiza três mutirões em Confresa para aumentar biometria no município
Primeiro deles começou nesta segunda-feira (17), na Escola Municipal Vila Tapiraguaia, e prossegue até o dia 21 (sexta-feira), no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h

O eleitorado de Confresa (distante 1.057 km de Cuiabá) será atendido por três mutirões eleitorais até o fim do ano. O primeiro deles começou nesta segunda-feira (17), na Escola Municipal Vila Tapiraguaia, e prosseguirá até o dia 21 (sexta-feira), no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. A unidade escolar está localizada na Rua Tapirapé, 211 – Bairro Vila Nova. Os trabalhos são coordenados pelo cartório da 28ª Zona Eleitoral, com sede em Porto Alegre do Norte, a 28 km dali.
A 28ª Zona Eleitoral tem intensificado de forma permanente o trabalho junto ao eleitorado para o cadastramento biométrico. Por isso, todos os mutirões realizados têm como foco principal a coleta biométrica, mas outros serviços também serão oferecidos: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral.
Com 52,01% de cobertura biométrica, o correspondente a 12.533 eleitores, Confresa possui o menor índice de coleta entre os 142 municípios mato-grossenses. Um total de 11.562 eleitores, o equivalente a 47,99%, ainda não possui biometria entre as 24.095 pessoas aptas a votar. Grande parte dos eleitores sem biometria está na zona urbana, por isso os três mutirões previstos acontecem dentro do perímetro da cidade.
O mutirão é parte da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que estimula a realização de mutirões e a participação dos cartórios eleitorais em grandes eventos e ações nos municípios. Em Mato Grosso, o índice de cobertura biométrica é de 90,88%, o que representa um eleitorado de 2,3 milhões dentro de um universo de 2,5 milhões de eleitores e eleitoras. A meta da campanha no estado é atingir pelo menos 98% de cobertura biométrica em 2025.
IFMT e Teotônio Cunha Neto
O segundo mutirão está previsto para o período de 24 a 28 de novembro, nas instalações do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa. A instituição está situada na Avenida Vilmar Fernandes, 300. O terceiro mutirão será realizado entre os dias 1º e 5 de dezembro, nas dependências da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto. A unidade escolar está localizada na Avenida S, esquina com a 19, Setor Gameleira. Os atendimentos acontecem sempre no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O cartório da 28ª Zona Eleitoral leva aos mutirões toda a estrutura necessária para garantir conforto e comodidade aos eleitores, com três servidores operando kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e ambientação dos equipamentos, padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atendimento
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.
A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista Anderson Pinho
Crédito da Imagem: Willias Ribeiro de Oliveira
#PraTodosVerem – Imagem do portão de entrada da Escola Municipal Vila Tapiraguaia. A entrada é marcada por uma fachada simples, com um muro pintado de branco na parte superior e verde na parte inferior, e um pequeno telhado de cumeeira marrom no portal. À esquerda, um grande banner colorido com os dizeres "VENHA ESTUDAR" e uma chamada para EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Fundamental está afixado no muro. O portão é feito de metal pintado de verde escuro e está semiaberto. Na frente do muro, à esquerda, há uma bicicleta de carga (carrinho de mão) estacionada.

