Nova Olímpia: Justiça Eleitoral terá mutirão da biometria em usina de açúcar
Ação da 19ª Zona Eleitoral foca em colaboradores da Usina Itamarati, em Nova Olímpia, de 24 a 28 de novembro, para impulsionar campanha "Biometria 100%".

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso confirmou sua estrutura de atendimento diretamente no ambiente de trabalho em Nova Olímpia. Em uma ação conjunta com a Usina Itamarati S.A (UISA), a 19ª Zona Eleitoral (ZE) realiza um mutirão focado nos colaboradores da empresa. A iniciativa começa na segunda-feira (24) e segue até a sexta-feira (28 de novembro). O atendimento será realizado das 07h30 às 13h30.
A ação foi formalizada por ordem do juiz eleitoral, Anderson Gomes Junqueira. Conforme Renato Bisse Cabral, chefe de Cartório da 19ª ZE, o foco é a busca ativa. "O objetivo é levar os serviços da Justiça Eleitoral diretamente ao eleitor, facilitando o acesso ao cadastro biométrico dos colaboradores da empresa que ainda não foram à Justiça Eleitoral."
Esta mobilização é parte do "Projeto Biometria 100%", capitaneado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. A 19ª ZE, que abrange Tangará da Serra e Nova Olímpia, busca atingir a meta de 98% de cobertura biométrica estabelecida pela Corregedoria. Atualmente, Nova Olímpia possui 94,61% de seu eleitorado com biometria.
A parceria prevê que a UISA disponibilize a infraestrutura local, como sala, pontos de internet e tomadas. A Justiça Eleitoral deslocará a equipe de atendimento, composta pelos servidores Rute Soares da Silva, Silmara Caroline Oliveira e Adelmo Novodovoski, além de dois kits biométricos para a coleta.
Atendimento completo sem sair do trabalho
Durante o mutirão na usina, os colaboradores terão acesso ao portfólio completo de serviços. Será possível realizar o alistamento (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de local de votação, emissão de segunda via, e regularização de pendências, como o pagamento de multas.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No caso de transferência ou mudança de domicílio, é necessário também apresentar um comprovante de endereço. O eleitor ou eleitora já sai do atendimento com a situação regularizada.
A equipe da 19ª ZE também orientará os eleitores a baixar e utilizar o aplicativo e-Título. O app funciona como a via digital do documento, com foto, e centraliza informações sobre local de votação e quitação eleitoral.
A biometria é o processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. O cadastro é pessoal e intransferível. Este avanço tecnológico impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor no momento da votação e garante a segurança dos resultados das eleições.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

