TRE-MT mobiliza atendimento biométrico em Barra do Garças
Ação da 9ª Zona Eleitoral no CRAS Construir foca em eleitores identificados por cruzamento de dados com o Bolsa Família.

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso, por meio da 9ª Zona Eleitoral, realiza um mutirão de atendimento em Barra do Garças nesta terça e quarta-feira (18 e 19 de novembro). A ação acontece no CRAS Construir, localizado na Rua do Orvalho, nº 10, Bairro Novo Horizonte. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços de alistamento, transferência, revisão, regularização e, principalmente, a coleta biométrica. O horário de atendimento será das 07:30 às 13:30 (horário de Brasília).
A iniciativa é resultado de um planejamento estratégico. Conforme Wilian Bezerra Andrade, Chefe de Cartório da 9ª ZE, a ação foi definida após uma análise de dados. "O referido atendimento surgiu do cruzamento da lista de beneficiários do bolsa família e lista de eleitores sem biometria, em Barra do Garças, resultando em cerca de 230 eleitores beneficiários sem biometria".
O atendimento no local será realizado por agendamento. Servidores do cartório e da assistência social estão responsáveis pelo contato prévio com os eleitores identificados para marcar o horário.
"A Corregedoria incentiva e parabeniza esta postura proativa da 9ª Zona Eleitoral. A Justiça Eleitoral moderna não se limita a esperar o cidadão; ela vai ativamente ao encontro do eleitor. O uso da inteligência, ao cruzar dados de beneficiários de programas sociais para identificar quem mais precisa do nosso atendimento, demonstra eficiência e um profundo senso de inclusão. É exatamente este o caminho para alcançarmos a cidadania plena e a meta da biometria 100% em Mato Grosso”, destacou o desembargador vice-presidente e corregedor do TRE, Marcos Machado.
Biometria: identificação e segurança
Para ser atendido em qualquer ação da Justiça Eleitoral, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. Nos casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário também um comprovante de endereço.
O eleitor ou a eleitora sai do atendimento com o título em mãos e recebe orientação para baixar o aplicativo e-Título. O app funciona como o título digital com foto. A Justiça Eleitoral reforça que qualquer cidadão pode ser atendido em mutirões em qualquer parte de Mato Grosso, não sendo necessário votar ou residir na cidade onde a ação ocorre.
A biometria é o processo de identificação por meio das impressões digitais. Os dados são coletados e armazenados pela Justiça Eleitoral. O cadastro é pessoal e intransferível.
Este sistema representa um avanço para a segurança do processo de votação. Ele impede a duplicidade no cadastro e assegura a autenticidade do eleitor no momento do voto. A biometria garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

