TRE-MT participa da Semana de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação
Capacitações, campanha e lançamento de uma cartilha integram ações da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participa da Semana de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, que ocorre entre os dias 05 e 09 de maio. São realizadas diversas atividades, como capacitações e disseminação de uma campanha sobre o assunto, além do lançamento de uma cartilha, que será feito nesta terça-feira (06.05).
Membros da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (1º e 2º graus) do TRE-MT participam, nesta segunda-feira (05.05), de uma capacitação, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Este evento conta com a participação do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desembargador do Trabalho da 1ª Região, Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, como palestrante.
A atividade também é uma oportunidade para os representantes da Comissão do TRE-MT conhecerem ações pontuais, como o “Pit Stop”, nas unidades judiciárias, que tem o intuito de gerar um ambiente seguro para as denúncias. A iniciativa consiste na instalação de “urnas” para coleta de manifestações de ocorrência e prática de assédio, nas comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, e, segundo o presidente da Comissão (2º Grau), juiz-membro Edson Reis, o objetivo é a posterior implantação na Justiça Eleitoral. O presidente da Comissão do TRE-MT (1º grau), juiz Carlos Roberto Barros de Campos, também participa da capacitação.
Além disso, servidoras e servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso foram convidados para participarem das atividades da Semana de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação da Comissão de Prevenção do Assédio Moral e Sexual (CPAMS), promovida pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul – TRF3. Para participar, é necessário realizar inscrição, até um dia antes de cada evento, por meio de formulário eletrônico: https://acesse.one/WQ9yH.
“A programação é uma oportunidade para aprofundar reflexões sobre temas sensíveis e fundamentais para a construção de um ambiente institucional mais seguro, respeitoso e igualitário. Contamos com a participação de todos e todas”, destacou o presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRE-MT (2º grau), juiz Edson Dias Reis.
Na programação, consta um painel de abertura, nesta segunda-feira (05.05), das 14h às 15h30 (horário local), com o tema “O Papel do Acolhimento no Tratamento do Assédio”, ministrado pela juíza federal e presidente do CEJURE, Raquel Domingues do Amaral, e pela juíza federal e presidente da CPAMS, Franscielle Martins Gomes Medeiros.
Já nesta terça-feira (06.05), ocorre uma oficina de inovação com o tema “Como facilitar o caminho para as denúncias?”, das 14h às 17h (horário local). A facilitadora será a diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da JFSP, Gisele Molinari Fessore. Há 15 vagas disponíveis, com prioridade para servidores da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul (JFMS). Na quarta-feira (07.05), terá a palestra “Cobrança de Metas e Assédio Moral – Como Diferenciar?”, que será ministrada pela psicóloga e professora da Unigran Capital, Maria Elisa Farias, das 13h30 às 15h (horário local).
A programação continuará no dia 14 de maio, com a palestra “Violência de Gênero nas Relações de Trabalho”, das 14h às 15h (horário local). O assunto será abordado pela juíza federal e diretora do Foro da JFMS, Monique Marchioli Leite.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra alguns participantes da capacitação, de pé, sorrindo e, ao fundo, tem um telão com o nome do evento.