TRE-MT aprova moção de elogio a zonas eleitorais que atingiram meta do cadastramento biométrico
Reconhecimento destaca juízes e servidores de diversas regiões do estado pelo desempenho na ampliação da biometria, com crescimento quatro vezes superior à média nacional

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou, por unanimidade, moção de elogio em reconhecimento ao destacado desempenho de juízes eleitorais e servidores das Zonas Eleitorais do estado que se empenharam para alcançar e superar a meta de coleta de dados biométricos de eleitores em seus respectivos municípios. A iniciativa foi proposta pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), coordenadora da campanha Biometria 100%, e aprovada na sexta-feira (19), durante a última sessão do ano judiciário de 2025 da instituição.
“Os resultados refletem o êxito das estratégias adotadas pelos magistrados e pelas equipes de servidores da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, que proporcionaram um crescimento percentual quatro vezes maior do que a média nacional no período, com mais de 220 mil eleitores atendidos desde 1º de maio”, enalteceu o corregedor Regional Eleitoral Marcos Machado, vice-presidente do TRE-MT.
Entre os destaques está a atuação da 8ª Zona Eleitoral, sediada em Alto Araguaia, que alcançou 100% de coleta biométrica no município de Araguainha, tornando-o o primeiro do Brasil, no período pós-pandemia, a contar com a totalidade de seus eleitores biometrizados. A zona eleitoral também atingiu índices expressivos nos municípios de Alto Araguaia (98,32%), Alto Taquari (98,18%) e Ponte Branca (99,90%), superando a meta nos quatro municípios que a compõem e alcançando um percentual global de 98,50%. As ações foram coordenadas pelo juiz eleitoral da 8ª ZE, Daniel de Sousa Campos.
No Vale do Araguaia, outros quatro municípios vinculados à 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças também superaram a meta: Ribeirãozinho (99,05%), Torixoréu (98,77%), Araguaiana (98,57%) e Pontal do Araguaia (98,11%). As ações foram conduzidas sob a orientação do juiz eleitoral Michell Loffi Rocha da Silva.
Na Baixada Cuiabana, o município de Jangada atingiu 98,32% de eleitores com biometria, com coordenação do juiz Daniel Campos Silva de Siqueira, da 3ª Zona Eleitoral de Rosário Oeste. Já no Médio-Norte do estado, Santa Rita do Trivelato chegou a 98,54%, sob orientação do juiz Cássio Leite de Barros Netto, da 5ª Zona Eleitoral de Nova Mutum. Nessa mesma região, Itanhangá alcançou 98,31% e Lucas do Rio Verde superou 98,07%, com mais de 51,7 mil atendimentos, sob a coordenação do juiz Evandro Juarez Rodrigues, da 21ª Zona Eleitoral.
No Vale do Rio São Lourenço, Dom Aquino passou a registrar 98,26% de eleitores biometrizados, com ações orientadas pelo juiz André Barbosa Guanaes Simões, da 12ª Zona Eleitoral de Campo Verde. Na região Sul do estado, Poxoréu atingiu 98,02%, sob coordenação do juiz Darwin de Souza Pontes, da 47ª Zona Eleitoral. Já na região Sudoeste, Campos de Júlio superou a meta ao alcançar 98,18% de biometria, com ações conduzidas pelo juiz Luiz Guilherme Carvalho Guimarães, da 42ª Zona Eleitoral de Sapezal.
A proposta de moção de elogio prevê o registro do reconhecimento nas fichas funcionais dos juízes das Zonas Eleitorais envolvidas, de forma extensiva aos servidores e servidoras que contribuíram diretamente para os resultados alcançados.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), um prédio amplo e moderno, com predominância das cores branco e amarelo, localizado às margens de uma via asfaltada. Em frente à edificação, há calçada, área arborizada e um veículo estacionado, sob céu azul e tempo ensolarado, transmitindo uma sensação de organização e tranquilidade institucional.

