Poxoréu amplia cobertura biométrica para 98,06% e atinge meta de campanha Biometria 100%
Município está na 17ª posição do ranking estadual de biometria, dentro do grupo que alcançou o percentual estabelecido pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT)

Não é incomum que eleitores e eleitoras não cadastrem a biometria junto à Justiça Eleitoral por conta da rotina de trabalho. Entretanto, isso não desencorajou o cartório da 47ª Zona Eleitoral (ZE) no trabalho de alcançar o eleitorado sem biometria, seja no município de Poxoréu (255 km de Cuiabá) ou em cidades vizinhas. Com isso, a 47ª ZE atingiu o índice de 98,06% de cobertura biométrica e ultrapassou a meta da campanha “Biometria 100%”, estabelecida em 98%, tornando Poxoréu o 17º município mato-grossense a alcançar o índice. Isso significa que, de um total de 14.727 eleitores(as) aptos(as) a votar, 14.442 já possuem biometria.
O percentual foi alcançado nesta sexta-feira (19), em que o Cartório Eleitoral buscou atender diretamente eleitores e eleitoras que estavam cadastrados em Poxoréu, mas que residiam ou trabalhavam em municípios vizinhos. Foram agendadas 7 visitas, com o objetivo de coletar a biometria daqueles(as) que não conseguiam comparecer à sede do cartório em Poxoréu devido à jornada de trabalho. Para atingir o resultado, foram realizadas ações de busca ativa, entrando em contato com eleitores(as) e familiares por meio de mensagens e ligações.
Também foram promovidos atendimentos domiciliares e mutirões itinerantes. Ao final de dezembro, o cartório ainda notificou eleitores(as) com pendências eleitorais e/ou sem biometria, a fim de demonstrar a importância de regularizar o título de eleitor. “Foi preciso muita dedicação, empatia e força de vontade nessa trajetória. Faz muita diferença estar ao lado de pessoas comprometidas no processo”, expressou a servidora no cartório eleitoral Ângela Cristina Gomes Rabelo.
Para a servidora, foi uma experiência enriquecedora, especialmente o mutirão realizado em uma aldeia indígena, pois sentiu-se bem ao prestar atendimento em locais de difícil acesso. “Ao longo do ano, atendemos em lojas, oficina, escritório agrícola, escola e residências. Nos deparamos ainda com pessoas acamadas, idosos, mães e muitas outras realidades”, detalhou.
A eleitora Verônica Trindade Sobral relata que regularizou a situação eleitoral porque, embora more e trabalhe em Primavera do Leste (distante a 234 km da Capital), o domicílio registrado na Justiça Eleitoral é de que ela residia em Poxoréu. A trabalhadora conta que conseguiu cadastrar a biometria no local de trabalho, uma vez que o cartório da 47ª ZE entrou em contato por mensagem de WhatsApp e informou que apenas seus pais vivem em Poxoréu.
Patrícia Nunes Costa teve uma experiência parecida. A eleitora realizou o alistamento eleitoral em Poxoréu, mas, atualmente, mora na região de Vale Verde, zona rural do município. Ela trabalha como auxiliar de limpeza em uma empresa do segmento, em Primavera do Leste, e foi atendida após receber uma mensagem de WhatsApp do cartório para cadastrar a biometria. “Eles perguntaram se poderiam ir até onde trabalho e eu aceitei. Foi muito rápido e prático. A equipe também foi muito atenciosa comigo”, disse. Foram atualizados ainda outros dados cadastrais, como o endereço de residência.
Biometria 100%
A campanha, organizada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), tem como objetivo ampliar o cadastramento biométrico do estado para, pelo menos, 98% em 2025. Para o próximo ano, a pretensão é alcançar 100% do eleitorado. Mato Grosso conta com 2.335.105 pessoas biometrizadas, o que corresponde a 91,45% em um universo de 2.553.236 eleitores(as) aptos (as) a votar.
Atualmente, outros 17 municípios já alcançaram a meta: Araguainha (100%), Ponte Branca (99,9%), Vale de São Domingos (99,58%), Indiavaí (99,54%), Planalto da Serra (99,32%), Ribeirãozinho (99,05%), Torixoréu (98,77%), Araguaiana (98,57%), Santa Rita do Trivelato (98,46%), Alto Araguaia (98,32%), Jangada (98,32%), Itanhangá (98,29%), Dom Aquino (98,26%), Alto taquari (98,18%), Campos de Júlio (98,16%), Pontal do Araguaia (98,11%) e Lucas do Rio Verde (98,05%).
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra duas fotografias. A primeira com o servidor do Cartório Eleitoral prestando atendimento a uma mulher no local de trabalho. A outra mostra o mesmo servidor atendendo outra mulher em sua residência.

