Participação Política Feminina é tema de reunião com representantes de partidos no TRE-MT
Segundo encontro com esse propósito está previsto para sexta-feira (05), às 9h, pela plataforma virtual Zoom

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizará, na próxima sexta-feira (05.12), uma reunião com representantes de partidos políticos para falar sobre a presença feminina na política. O bate-papo virtual tem como tema central “Política Partidária de Gênero: Aspectos Legais e Sociais” e está marcado para às 9h, pela plataforma Zoom.
A abertura do evento será feita pela desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), e a mediação ficará por conta do secretário judiciário do Tribunal, Carlos Luanga Ribeiro Lima.
Para participar do encontro, basta acessar a sala virtual clicando aqui, sem necessidade de inscrição prévia. O encontro tem como público-alvo dirigentes das agremiações partidárias, assim como profissionais das áreas do Direito, Contabilidade, Finanças e Administração. A atividade busca aprimorar a relação entre as instituições políticas e a Justiça Eleitoral. Além disso, o evento tem o intuito de instruir os participantes para uma abordagem ética e profissional em relação às questões de relevância social.
Na programação do bate-papo virtual constam temas como “Desafios à participação política feminina”, ministrado pela oficial de justiça do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) e ativista de movimentos sociais, Juscileide Rondon. Na sequência, o tema é "Financiamento de Campanhas Femininas” e será abordado pelo assessor de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias, Jorge Kimura. Já o terceiro tema, “Registro de candidaturas femininas - Aspectos Legais e Jurisprudenciais”, será conduzido pela chefe da Seção de Informações Partidárias Eleitorais (SIPE), Lídia Silvério. O último assunto, “Violência política de gênero”, será abordado pela juíza federal e membro do TRE-MT, Juliana Maria da Paixão Araújo.
Esta é a 2ª Reunião com Representantes dos Partidos Políticos. Longe de ser apenas uma questão de números, a discussão mergulha nas barreiras históricas, culturais e estruturais que ainda limitam o avanço das mulheres na vida pública. A atividade também é uma oportunidade para esclarecer pontos da legislação eleitoral vigente, propondo reflexões urgentes sobre o papel das agremiações partidárias e da própria Justiça Eleitoral para garantir que a voz feminina ecoe com a mesma intensidade e o mesmo peso da masculina nos rumos do estado e do país.
O evento é realizado pela Coordenadoria de Processamento (CPRO) e pela Secretaria Judiciária (SJ). Para mais informações sobre o encontro, entre em contato pelo telefone (65) 3362-8142 ou pelo e-mail crip@tre-mt.jus.br.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra um card de divulgação do evento em preto e tons de rosa. No centro, há duas mulheres sorrindo. No canto esquerdo, aparece a frase “POLÍTICA PARTIDÁRIA DE GÊNERO: ASPECTOS LEGAIS E SOCIAIS” em letras grandes.

