Palestra motivacional encerra ano judiciário de 2025 no TRE-MT
“É preciso mudar?” foi o tema trazido pelo ator, cantor e poeta Eduardo Sérgio Japiassú Correia Lima, servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)

Transformar o pensamento de que algo difícil é algo possível. Essa foi a provocação inicial da palestra “É preciso mudar?”, com o ator, cantor, poeta, palestrante e técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Eduardo Sérgio Japiassú Correia Lima. Ele foi o convidado para a palestra de encerramento do ano judiciário de 2025 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ela foi realizada nesta quinta (18), após a cerimônia de comemoração dos 20 anos da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) e a entrega da Medalha Acadêmico-Eleitoral Desembargadora e Professora Shelma Lombardi de Kato, no Plenário da Corte Eleitoral estadual, em Cuiabá
“Eu deixo de acreditar no mundo de dificuldades para mergulhar no mundo das possibilidades. Tudo é difícil, mas tudo é possível”, observou o palestrante. O público participante da palestra era constituído por servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, de órgãos que integram o Sistema de Justiça, autoridades de instituições do Estado, além de convidados e familiares dos homenageados.
O palestrante tem 60 anos de idade, sendo 36 anos de carreira no serviço público federal e 41 dedicados à arte e à cultura. “Podemos ser e fazer muitas coisas em prol da nossa felicidade. O primeiro recado é que vale a pena acreditar e se esforçar para realizar tudo o que a gente quer. Já trabalhei em Cartório Eleitoral, Secretaria de Informática, Secretaria de Gestão de Pessoas e depois na EJE”, destacou ele, que é um dos palestrantes mais requisitados pelas unidades estaduais dos TREs.
Durante sua explanação, contou sobre sua infância humilde e das dificuldades de sobrevivência, pelas poucas oportunidades dos pais analfabetos. Relatou como a arte e a cultura caminharam junto com ele até a decisão de seguir carreira no serviço público. Japiassú também tratou em sua palestra de problemas relacionados à jornada de quem deseja realizar um sonho ou ascender na vida: as dificuldades.
“Queria que a conversa da gente, vocês ficassem com essa pergunta no coração: é preciso mudar? Onde eu estou agora? Quem sou agora? Eu preciso mudar? Ou está bom desse jeito? Uma frase que mudou minha vida lá atrás é: ‘quem sonha tem vontade, e ter vontade é ter metade’. Quem tem vontade tem metade de um caminho; quem tem vontade deixou para trás muitas pessoas que desacreditaram delas mesmas, desacreditaram dos próprios sonhos. O resto desse caminho é continuar sonhando, é procurar ser leve, é apostar no universo de possibilidades e não vibrar no peso da dificuldade”, concluiu.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem - A imagem mostra um auditório com pessoas sentadas em poltronas vermelhas, acompanhando uma palestra. À frente, um palestrante fala ao público enquanto um telão exibe um slide com texto e uma ilustração relacionada ao tema apresentado. O ambiente é formal, típico de um evento institucional, com mesa diretora ao fundo, bandeiras posicionadas próximas ao palco e iluminação adequada para apresentações.

