Palestra motivacional encerra ano judiciário de 2025 no TRE-MT

“É preciso mudar?” foi o tema trazido pelo ator, cantor e poeta Eduardo Sérgio Japiassú Correia Lima, servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)

Palestra motivacional encerra ano judiciário no TRE-MT

Transformar o pensamento de que algo difícil é algo possível. Essa foi a provocação inicial da palestra “É preciso mudar?”, com o ator, cantor, poeta, palestrante e técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Eduardo Sérgio Japiassú Correia Lima. Ele foi o convidado para a palestra de encerramento do ano judiciário de 2025 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ela foi realizada nesta quinta (18), após a cerimônia de comemoração dos 20 anos da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) e a entrega da Medalha Acadêmico-Eleitoral Desembargadora e Professora Shelma Lombardi de Kato, no Plenário da Corte Eleitoral estadual, em Cuiabá

“Eu deixo de acreditar no mundo de dificuldades para mergulhar no mundo das possibilidades. Tudo é difícil, mas tudo é possível”, observou o palestrante. O público participante da palestra era constituído por servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, de órgãos que integram o Sistema de Justiça, autoridades de instituições do Estado, além de convidados e familiares dos homenageados.

O palestrante tem 60 anos de idade, sendo 36 anos de carreira no serviço público federal e 41 dedicados à arte e à cultura. “Podemos ser e fazer muitas coisas em prol da nossa felicidade. O primeiro recado é que vale a pena acreditar e se esforçar para realizar tudo o que a gente quer. Já trabalhei em Cartório Eleitoral, Secretaria de Informática, Secretaria de Gestão de Pessoas e depois na EJE”, destacou ele, que é um dos palestrantes mais requisitados pelas unidades estaduais dos TREs.

Durante sua explanação, contou sobre sua infância humilde e das dificuldades de sobrevivência, pelas poucas oportunidades dos pais analfabetos. Relatou como a arte e a cultura caminharam junto com ele até a decisão de seguir carreira no serviço público. Japiassú também tratou em sua palestra de problemas relacionados à jornada de quem deseja realizar um sonho ou ascender na vida: as dificuldades.

“Queria que a conversa da gente, vocês ficassem com essa pergunta no coração: é preciso mudar? Onde eu estou agora? Quem sou agora? Eu preciso mudar? Ou está bom desse jeito? Uma frase que mudou minha vida lá atrás é: ‘quem sonha tem vontade, e ter vontade é ter metade’. Quem tem vontade tem metade de um caminho; quem tem vontade deixou para trás muitas pessoas que desacreditaram delas mesmas, desacreditaram dos próprios sonhos. O resto desse caminho é continuar sonhando, é procurar ser leve, é apostar no universo de possibilidades e não vibrar no peso da dificuldade”, concluiu.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem - A imagem mostra um auditório com pessoas sentadas em poltronas vermelhas, acompanhando uma palestra. À frente, um palestrante fala ao público enquanto um telão exibe um slide com texto e uma ilustração relacionada ao tema apresentado. O ambiente é formal, típico de um evento institucional, com mesa diretora ao fundo, bandeiras posicionadas próximas ao palco e iluminação adequada para apresentações.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.

Política de privacidade

O Portal do TRE-MT utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.