Eleitoras e Eleitores atendidos por programas sociais em Reserva do Cabaçal são o foco de mutirão
Atendimentos vão acontecer na sexta-feira (5), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no horário das 8h às 11h e das 12h às 15h

Eleitoras e eleitores atendidos por programas sociais compõem o público-alvo de um mutirão que será realizado nesta sexta-feira (5), em Reserva do Cabaçal (a 382 km de Cuiabá). Os atendimentos da Justiça Eleitoral vão acontecer na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situada à Avenida Mato Grosso, nº 221, Centro, no horário das 8h às 11h e das 12h às 15h. O espaço está localizado na Avenida Mato Grosso, nº 221, Centro.
O objetivo é fazer o cadastramento biométrico de eleitores, mas outros serviços serão oferecidos: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, dentre outros. O mutirão é promovido pelo Cartório da 41ª Zona Eleitoral, com sede em Araputanga, a 44 km de Reserva do Cabaçal, que por sua vez dispõe de uma Central de Atendimento, situada na Avenida José Júlio de Lima, Quadra 17, S/Nº, Centro.
A Justiça Eleitoral levará para o mutirão no CRAS toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores com conforto e comodidade. Serão dois servidores, operando dois kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este deve ser o último mutirão a ser realizado no município.
De acordo com o chefe do Cartório da 42ª ZE, Armistrong Rulho Charbel Monteiro, a iniciativa é específica ao eleitorado atendido por ações e programas sociais dos governos federal e estadual. “Um cruzamento de dados do CRAS e da Justiça Eleitoral identificou 55 eleitores que ainda não fizeram a biometria, é um número expressivo para o município. Trata-se de um atendimento específico para esse público”, destaca o servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
O mutirão integra a estratégia do cartório eleitoral e busca cumprir a meta de 98% de cadastramento biométrico para 2025 estabelecida pela campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT). Em Reserva do Cabaçal, o índice de cobertura biométrica é de 84,58%, o que representa um eleitorado de 1.530 eleitores dentro de um universo de 1.909 pessoas aptas a votar. No município, ainda faltam 279 eleitores (15,42%) que ainda não fizeram a biometria.
Documentos Necessários
Para receber atendimento da Justiça Eleitoral, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, em documento físico ou digital.
Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido(a) em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.
Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista Anderson Pinho
Crédito da Imagem: Prefeitura Municipal
#PraTodosVerem - Vista aérea do município de Reserva do Cabaçal, a partir de uma praça central da cidade, ao amanhecer. O destaque é uma igreja católica de cor branca e telhado vermelho com uma torre sineira, localizada no centro da praça bem-cuidada, que possui gramados, árvores e calçadas. Ao redor, há casas de pequeno porte com telhados de cores variadas e, ao fundo, é possível ver uma paisagem com colinas e montanhas cobertas de vegetação.

