Ministro Barroso conhece projeto 'SilvesTRE' em Cuiabá
Em encontro com a presidente do TRE-MT, Desembargadora Serly Marcondes, presidente do STF elogiou a ação, alinhada às diretrizes do CNJ, e afirmou que irá "plantar as sementes" em seu jardim.

Em um gesto que une simbolismo e compromisso com o futuro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu das mãos da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes, um kit do projeto SilvesTRE. A entrega ocorreu durante a visita do ministro a Cuiabá, nesta segunda-feira (18).
O projeto, que consiste na produção e distribuição de "bolotas de vida" — uma mistura de argila, adubo e sementes —, é uma iniciativa de educação e ação ambiental do TRE-MT. Ao receber a caixa de material reciclado contendo as sementes, o Ministro Barroso não apenas elogiou a criatividade e o propósito da ação, mas também se comprometeu a ser um divulgador da iniciativa e a plantar pessoalmente as bolotas em seu jardim.
"Iniciativas como o 'SilvesTRE' demonstram a vitalidade e a responsabilidade do Judiciário brasileiro. Fico honrado em receber este presente simbólico e levo comigo o compromisso não apenas de divulgar esta bela ação, mas de, literalmente, plantar estas sementes, para que a ideia floresça e inspire outros tribunais", declarou o ministro Luís Roberto Barroso.
A presidente do TRE-MT, Desembargadora Serly Marcondes, destacou que o projeto é uma forma de materializar a responsabilidade socioambiental do Judiciário. "Este projeto representa a essência do que acreditamos: uma justiça que vai além dos processos e se preocupa com o legado que deixamos para as futuras gerações. Entregar esta caixa ao Ministro Barroso é uma forma de mostrar que o Judiciário de Mato Grosso está semeando não apenas árvores, mas a consciência de que somos todos agentes de transformação", afirmou a desembargadora Serly Marcondes.
A desembargadora ainda destacou que as iniciativas ambientais, lideradas pela conselheira do CNJ, Daniela Pereira Madeira, tem sido muito importantes para política pública de desenvolvimento da cidadania. “São ações que buscamos alinhar localmente, que tem feito grande ressonância na Justiça Eleitoral, no Tribunal de Justiça e na Associação dos Magistrados”.
Sustentabilidade
O projeto "SilvesTRE" é desenvolvido pelo TRE-MT em parceria com a UFMT e a Unemat. É uma ação que reflete a união do sistema de justiça de Mato Grosso com a academia em prol do meio ambiente. A iniciativa do TRE-MT dialoga com ações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e conta com o apoio da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), fortalecendo um movimento coeso e integrado.
As ações estão em total conformidade com as diretrizes da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Poder Judiciário do CNJ, que tem incentivado os tribunais de todo o país a adotarem práticas sustentáveis. A iniciativa local, portanto, reforça o compromisso de Mato Grosso com a agenda ambiental nacional liderada pelo Conselho Nacional de Justiça.
Reportagem Daniel Dino
Fotografia: Alair Ribeiro (TJMT)
Assessoria TRE-MT