TRE-MT participa de Encontro Nacional de Tecnologia de Inovação
Esta é a 12ª edição do ENASTIC Justiça Estadual, que conta com a presença de dois servidores da Justiça Eleitoral mato-grossense

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participa do 12º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (ENASTIC Justiça Estadual), realizado em Salvador (BA), entre os dias 28 e 30 de abril. Estão representando o órgão, os servidores Erivelto Bastos Novais, assessor de Gestão e Inovação de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), e Edgard Beltrão Leonel, chefe da Seção de Engenharia e Arquitetura de Software.
Promovido pelo J.Ex, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o evento reúne representantes de todos os Tribunais de Justiça do país, com o objetivo de promover debates sobre transformação digital no Poder Judiciário. Os destaques são para temas como inteligência artificial, inovação aberta, sustentabilidade, governança de TIC, desenvolvimento de software e novas competências para o futuro do trabalho.
A programação teve início no Fórum Ruy Barbosa e seguiu para o Hotel Deville Prime Salvador, com palestrantes nacionais e internacionais. As discussões abrangem desde o uso estratégico da tecnologia até o fortalecimento da cultura da inovação nos órgãos públicos.
Para Erivelto Bastos Novais, a participação no evento reforça o compromisso do TRE-MT com a modernização e a melhoria contínua dos serviços. “Participar do ENASTIC tem sido uma experiência extremamente enriquecedora. Estar em contato com representantes de todo o país, discutindo inovação no Judiciário, nos permite refletir sobre o papel estratégico da tecnologia na transformação institucional. Para o TRE-MT, é uma oportunidade valiosa de buscar referências, repensar processos e alinhar nossas iniciativas de inovação às tendências que vêm se consolidando em outros tribunais. Saímos daqui motivados a seguir ampliando a cultura da inovação, com foco em soluções mais simples, acessíveis e eficazes para a Justiça Eleitoral”.
Na área de desenvolvimento de soluções tecnológicas, Edgard Beltrão Leonel destaca os aprendizados trazidos pelas palestras e trocas técnicas. “O ENASTIC tem proporcionado uma troca técnica muito rica, especialmente no que diz respeito a arquitetura de soluções, inteligência artificial e boas práticas no desenvolvimento de sistemas. É um espaço onde conseguimos enxergar com mais clareza os caminhos que podemos seguir para fortalecer a governança de software e evoluir nossos sistemas com mais segurança e aderência às necessidades da Justiça. Levo daqui muitos insights que certamente vão contribuir com o nosso trabalho no TRE-MT, especialmente na construção de soluções mais integradas e sustentáveis”, avalia.
Vale ressaltar que a participação dos servidores no ENASTIC está alinhada às diretrizes estratégicas do TRE-MT, que envolvem o fortalecimento da governança de TIC, a busca por soluções inovadoras e a melhoria da experiência dos usuários internos e externos da Justiça Eleitoral.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Imagem com fundo branco e, do lado direito, detalhes pontilhados coloridos que simulam uma rede de dados. À esquerda, tem uma foto pequena dos dois servidores no evento e, na parte superior, está a marca do ENASTIC.