Estudantes são diplomados(as) em cerimônia simbólica no TRE-MT

Foram entregues a faixa e o certificado aos(às) eleitos(as) no projeto escolar

TRE-MT DIPLOMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ADVENTISTA - CAPA - OK

Decidir se candidatar, pensar em propostas, fazer campanha, votar e aguardar ansiosamente os resultados da votação. Estas são fases do processo eleitoral que estudantes do Colégio Adventista do CPA, em Cuiabá, tiveram a oportunidade de vivenciar. Para completar a trajetória, dez estudantes foram diplomados(as) nos cargos para os quais foram eleitos(as), na manhã desta sexta-feira (25.11), em uma cerimônia simbólica realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

 

Os(as) estudantes também participaram de uma visita guiada, na qual conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral e o Depósito de Urnas e receberam informações sobre a história das eleições e da urna eletrônica.

 

Eles(as) receberam, além da faixa, um diploma assinado pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que mostrou a eles o troféu e certificado recebidos pelo TRE-MT por ter conquistado o Selo Diamante no Prêmio de Qualidade CNJ 2022. “Para a Justiça Eleitoral, é como ganhar uma Copa do Mundo”, explicou aos(às) estudantes. “Mas outro prêmio que ganhamos hoje é ter vocês representando as demais crianças por terem disputado cargos tão importantes. É gratificante vê-los participando da eleição com essa idade, é algo muito bom para a democracia. Parabenizo a escola pela iniciativa. Quem sabe futuramente, dentre vocês, surjam alguns líderes políticos no nosso estado e até como expoente nacional”.  

 

Iniciado no mês de outubro deste ano, o projeto interdisciplinar do Colégio Adventista visou transmitir de maneira prática a importância do processo de votação. As ações incluíram aulas teóricas em sala de aula sobre a história do Brasil e das eleições, atividades que explicavam o processo de escolha dos(as) candidatos(as), além do sorteio de alunos(as) que concorreriam aos cargos de presidente, governador(a), senador(a), deputado(a) federal e deputado(a) estadual.

 

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT) participou da iniciativa, no dia 09 de novembro, com a realização de palestra, respondendo dúvidas dos(as) discentes, além de ter apresentado a urna eletrônica. “Temos que louvar a iniciativa do Colégio Adventista, que contou com o engajamento da EJE, porque é muito importante que as crianças e os jovens conheçam o processo eleitoral e no futuro possam participar efetivamente, seja votando ou se candidatando”, ressaltou o vice-diretor da EJE-MT, Eustáquio Inácio de Noronha Neto.

 

Após a definição das chapas, as crianças se envolveram na elaboração das propostas para melhorar o ambiente escolar, a partir de temas como bullying, indisciplina e dificuldades de aprendizagem, por exemplo. O vice-diretor do colégio, Raubert Niender Costa, agradeceu o TRE-MT pela oportunidade da visita e participação no evento de diplomação. “Nós nos importamos com o desenvolvimento dos alunos, compreendemos a importância do processo eleitoral e de os estudantes conhecerem as funções de cada candidato. Prezamos sempre por ir além do ensino das disciplinas em sala de aula”.

 

Representatividade

 

As meninas foram maioria entre os(as) eleitos(as) diplomados(as), somando sete. Giulia Almeida é uma delas. Aos 10 anos de idade, foi eleita ao cargo de presidente, na eleição do período vespertino. “Fiquei bem feliz, porque eu não esperava que seria eleita e também fiquei ansiosa. Aprendi bastante com o projeto, como a importância do voto para a democracia, porque é a partir dele que a gente consegue decidir coisas importantes para o Brasil”.

 

Julie Ferreira também estava entre as representantes femininas, só que no cargo de governadora, no período vespertino. “Fiquei muito feliz, porque não esperava chegar até aqui e estou muito agradecida por isso. Dá um pouco de nervoso na hora, mas depois fica tranquilo. Sem falar que aprendi muito sobre as eleições e a democracia”, afirmou a estudante de 11 anos de idade.

 

Pablo Solino foi eleito presidente, entre os(as) estudantes do período matutino. “Eu achei muito legal participar e também gostei de votar. Uma das minhas propostas foi melhorar a hora do intervalo, com mais brinquedos para todas as pessoas, e também propostas para aqueles que têm dificuldade de aprendizagem e disciplina”.

 

No caminho percorrido até a diplomação, ela os(as) demais candidatos(as) gravaram vídeos para exibição no horário eleitoral nas salas de aula, confeccionaram cartazes e santinhos que foram expostos na escola, discursaram em reunião coletiva com os colegas eleitores, e responderam perguntas elaboradas pelos(as) estudantes. A votação foi realizada em 23 de novembro e, no dia seguinte, houve a apresentação dos(as) candidatos(as) perante a comunidade escolar com a divulgação dos(as) ganhadores(as) de cada cargo. Em sala de aula, os(as) alunos(as) ainda analisaram os dados da votação e elaboraram gráficos dos resultados de cada cargo.

 

Confira os(as) eleitos(as):

MATUTINO

Presidente - Pablo Solino

Governador - Felipe Moreira

Deputada federal - Karoline Martins

Deputado estadual - James Rocha

Senadora - Tifany Andrade

 

VESPERTINO

Presidente - Giulia Almeida

Governadora - Julie Ferreira

Deputada federal - Talyellen Marquim

Deputada estadual - Juliana Soares

Senadora - Mileidy Arruda

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto na qual aparecem os e as estudantes do Colégio Adventista, segurando os diplomas recebidos. Eles e elas estão lado a lado e, atrás deles e delas, estão os e as representantes do TRE-MT.  

1/ Galeria de imagens
icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30