Jovens de Chapada dos Guimarães tiram título eleitoral e participam de palestra

A ação foi realizada na Escola Estadual Rafael de Siqueira

TRE-MT ALISTAMENTO JOVENS CHAPADA

A democracia foi vivida na prática pelos estudantes da Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães, na manhã desta quinta-feira (24.03). Os que possuem entre 16 e 18 anos de idade puderam tirar o primeiro título eleitoral, em uma ação da 34ª Zona Eleitoral que levou o atendimento à unidade escolar. Além disso, cerca de 80 jovens do Ensino Médio participaram de uma palestra sobre a importância do voto consciente e de uma eleição simulada na urna eletrônica.

 

Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Ludmila Luz, a palestra mostrou a importância do voto e de como ocorre todo o processo eleitoral. “Achei muito interessante essa questão de o voto ser secreto e também a oportunidade de fazer o título. Pretendo votar já esse ano, exercer meu papel na sociedade, porque acho importante para definir nosso futuro”, ressaltou a jovem de 16 anos de idade.

 

Vinícius Gabriel Gonçalves Guerra cursa o 3º ano do Ensino Médio e também fez o primeiro título eleitoral. “A palestra foi muito importante para eu entender as consequências de não votar e quais os benefícios do voto. Pretendo participar da eleição e ajudar o meu país, escolhendo candidatos confiáveis e votando com consciência”.

 

A palestra foi ministrada pelo juiz eleitoral da 34ª Zona Eleitoral de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles de Abreu Júnior, que frisou a necessidade de os cidadãos regularizarem o cadastro junto à Justiça Eleitoral. “As eleições são o ponto máximo da democracia e com esta iniciativa esperamos motivar os jovens a fiscalizar as eleições e a votar de maneira consciente e interessada. Por isso, é importante que cada um consulte sua situação eleitoral e, caso haja alguma irregularidade ou alteração a fazer, busque os cartórios eleitorais ou o site www.tre-mt.jus.br e seguir o passo a passo do atendimento”.

 

Sobre o papel cidadão de fiscalização, o juiz eleitoral falou sobre o Pardal, um aplicativo que permite ao eleitor denunciar infrações eleitorais, por meio do envio de textos, vídeos, fotos ou áudios contendo informações que auxiliem a Justiça Eleitoral na fiscalização e na manutenção da regularidade das campanhas eleitorais.

 

A chefe de cartório, Helma Bazan, explicou sobre o funcionamento e segurança da urna eletrônica, esclareceu dúvidas e auxiliou os estudantes a participar de uma eleição simulada. “É muito bom ver esse envolvimento deles, nosso objetivo é justamente despertar a consciência sobre a importância do voto, principalmente porque grande parte deles terão a primeira experiência com eleições já este ano”, destacou.

 

Segundo o diretor da escola, Jefferson Araújo Alves, a iniciativa da Justiça Eleitoral foi muito bem recebida. “Vemos essa atividade com satisfação, porque sabemos que muitos jovens não tinham o título de eleitor ainda e alguns estavam até desanimados com a política. A palestra veio para mostrar a eles que cada voto é importante e que a omissão não colabora com o processo democrático”.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto onde estão três atendentes da Justiça Eleitoral utilizando notebooks sobre uma mesa e orientando três estudantes da Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães, que estão em sua frente, aguardando para fazer o alistamento eleitoral e utilizar a urna eletrônica.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;