Justiça Eleitoral é debatida no 74º Coptrel

Serão debatidos projetos de tecnologia para realização de eleições, boas práticas aplicadas nas Eleições 2018, alinhamento institucional da Justiça Eleitoral, entre outros assuntos

TRE-GO 74 COPTREL

A Justiça Eleitoral brasileira será debatida nos próximos dias no Estado de Alagoas. Trata-se do 74º Encontro do Colégio de Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que será realizado no município de Marechal Deodoro a partir desta quinta-feira (29.11) e encerramento no sábado (01.12). A cerimônia de abertura contará com palestra do Corregedor Nacional de Justiça e Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Soares Martins.

Ao longo dos três dias de evento, serão debatidos projetos de tecnologia para realização de eleições, as boas práticas aplicadas nas Eleições 2018, alinhamento institucional da Justiça Eleitoral, estruturas gerenciais, sistemas de aferição de produtividade e alcance das metas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), transparência do processo eleitoral, entre outras apresentações e debates para a melhoria dos processos eletivos brasileiros.

Na opinião do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, e do Coptrel, desembargador Márcio Vidal, o debate unificado da Justiça Eleitoral consolida a democracia no país. “Este encontro do Coptrel será composto de reuniões de trabalho, onde poderemos avaliar as dificuldades e soluções encontradas na realização das Eleições que passaram. O avanço da tecnologia, das redes sociais, do envolvimento da população é muito positivo, e a Justiça tem que acompanhar este movimento, garantir agilidade, segurança e transparência na escolha da vontade popular. O eleitor a cada dia assume o seu papel de cidadão, de agente fiscalizador dos gestores políticos, e aqui neste encontro vamos trabalhar para melhorar a eficiência dos tribunais eleitorais com foco no resultado entregue a sociedade”.

Questões como a necessidade da impressão do título eleitoral, impressão do voto, também serão debatidas, uma vez se tratarem de anseios observados durante a eleição. Os presidentes dos TREs irão analisar opções para avançar com a biometria do eleitorado, como parceria com outros órgãos que já fizeram este cadastramento, estratégias de planejamento da força de trabalho, convênios com Ministério da Justiça e Polícia Federal.

O próximo Coptrel será realizado em março de 2019 no Estado de Mato Grosso.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30