Juízes da 36ª e 43ª Zonas Eleitorais decretam Lei Seca

Foto da fachada do cartório da 43ª Zona Eleitoral no município de Sorriso - MT
Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Os juízes das 36ª e 43ª Zonas Eleitorais, respectivamente, Anderson Candiotto e Jacob Sauer assinaram a Portaria conjunta 07/2016 que proíbe a comercialização, doação, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas nos municípios de Sorriso, Feliz Natal, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã. A determinação é válida para o período compreendido entre às 6h até às 18h do dia 2 de outubro, data da eleição.

A proibição atinge bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, postos de gasolina, lojas de conveniência e quaisquer outros estabelecimentos comerciais. No entanto, não está incluído na proibição a distribuição gratuita em eventos privados como casamentos, aniversários e outras reuniões privadas a título gratuito, sem motivação comercial.

Se nos eventos privados, a distribuição das bebidas for feita por candidatos, partidos, coligações ou pessoas agindo em seus nomes, a fim de promover candidatura, restará configurado crime eleitoral.

De acordo com a Portaria, as autoridades policiais ficarão encarregadas de fiscalizar e fazer cumprir a proibição, podendo tomar as medidas repressivas que forem necessárias, inclusive autuação em flagrante do infrator.

"Essa medida é necessária para manter a ordem e paz social no dia 02 de outubro, data da realização das Eleições Municipais 2016, bem como preservar o estado psíquico dos jurisdicionados sem quaisquer alterações provenientes das interferências provocadas pelo álcool", justificaram os magistrados.

 

Lei seca não vale para todo o Estado

Por ser uma eleição municipal, cabe aos juízes eleitorais determinar ou não a Lei Seca no (s) município (s) de sua atuação. O magistrado determina a medida quando as circunstâncias e histórico no município demonstram sua necessidade para garantir que o processo eleitoral – votação, apuração e totalização-, ocorra sem maiores contratempos.

 

Leia mais:

Juiz da 8ª Zona Eleitoral proíbe venda e distribuição de bebidas alcoólicas no dia da eleição

Juíza da 18ª Zona Eleitoral proíbe venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas no dia da eleição

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30