Cerca de 130 estudantes participam de sessão plenária em visita guiada no TRE-MT

Mais de 130 alunos das cincos escolas participantes do programa Voto Consciente 2016 – Professor Antônio Epaminondas, Leônidas Antero de Matos, André Luiz da Silva Reis, Deputado Salim Nadaf e Dunga Rodrigues – visitaram o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na manhã desta terça-feira (20.09). Na oportunidade, os estudantes participaram da sessão plenária, na qual protagonizaram um debate a cerca do funcionamento da Justiça Eleitoral.
"Quem se omite deixa que os outros escolham por ele. A hora de se manifestar é agora nas eleições. As insatisfações, indignações e desacordos precisam ser feitos por meio do voto. Nós não temos outro caminho. Não conheço outro sistema melhor que a Democracia", disse a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Helena Póvoas, ao responder o questionamento dos alunos a cerca do voto nulo e branco.
Na ocasião, a desembargadora convidou os estudantes para serem auxiliares da Justiça Eleitoral na fiscalização da campanha eleitoral e combater o caixa 2, por meio do aplicativo Caixa 1.
"Vocês podem ser soldados aliados da Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Caixa 1, que fiscaliza a campanha dos candidatos nessas eleições. Digamos que vocês estão passando por uma via pública e se deparem com cabos eleitorais. Este aplicativo permite que vocês tirem fotos, gravem vídeos e áudios e enviem estes conteúdos diretamente para a Justiça Eleitoral, que irá cruzar as informações com os dados disponibilizados pela prestação de contas dos candidatos. Mas por que o Tribunal tem interesse nisso? Porque queremos fazer uma eleição transparente, entregar a vontade do povo e estabelecer igualdade entre os candidatos", ressaltou a presidente.
Ainda no Plenário, os jovens alunos aprenderam sobre Lei Ficha Limpa, recursos eleitorais, convenção partidária, registros de candidaturas e cota feminina na política.
No auditório da Casa da Democracia, os estudantes aprenderam como instalar e utilizar o aplicativo Caixa 1, com uma aula dada pelo servidor Daniel Taurines.
O percurso do passeio abrangeu a visita no Memorial da Justiça Eleitoral de Mato Grosso e no Depósito das Urnas Eletrônicas, na qual os alunos aprenderam sobre a evolução das urnas.
Representando a escola André Luiz da Silva Reis, a aluna Vitória Alice Santana Rodrigues, 15 anos, disse que irá levar todo conhecimento aprendido na visita para os colegas da escola e até em casa. "Vou compartilhar todo o conteúdo aprendido hoje para meus pais e amigos. Tenho certeza de que esse conhecimento vai me ajudar a exercitar a cidadania por meio do voto".
Já o estudante da escola Antônio Epaminondas, Thomas Eduardo da Silva Carmo, de 15 anos disse que vai aproveitar tudo o que aprendeu durante a visita guiada para ajudar o seu partido, que está concorrendo às eleições escolares, na elaboração de medidas que viabilizem melhorias na sua escola.
"Este passeio serviu de lição para termos a consciência de que o nosso voto não é apenas voto, mas sim uma decisão que irá refletir no nosso futuro", disse a estudante Karoline Silva, de 16 anos, da escola Deputado Salim Nadaf.
Para a aluna da escola Leônidas Antero de Matos, Laura Guadalupe, 17 anos, o passeio no TRE-MT promoveu aos alunos "uma aula mais interativa e dinâmica e estimulou os estudantes a votar de forma mais consciente".
Segundo os alunos da instituição Dunga Rodrigues, Thayane Vitória Silva Mesquita e Halan Daniel Elias Barbosa, a visita ensinou sobre a importância da política, composição da Corte e o processo de evolução das urnas eletrônicas.
Carga e Lacre das Urnas
Nesta quarta-feira, 21 de setembro, os estudantes também participaram da cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas, no Casa da Democracia.