Juiz-membro Welder Queiroz assume diretoria da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MT
Indicação foi aprovada pelo Pleno nesta terça-feira (06.05), ocasião em que o novo diretor já tomou posse

O juiz-membro substituto na categoria jurista, Welder Queiroz dos Santos, assumiu o cargo de diretor da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Palmyro Pimenta (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A indicação foi aprovada pelo Pleno, na sessão desta terça-feira (06.05), data a partir da qual o cargo já passa a ser exercido pelo juiz-membro.
No ato de indicação, o presidente do TRE-MT, desembargador Marcos Henrique Machado, justificou a escolha. “Faço a indicação pela sua trajetória acadêmica, pela sua experiência na educação judicial e, sobretudo, a sua atuação em pesquisa e formação e capacitação de servidores, estudantes, obviamente, e de advogados, ou seja, a sua larga atuação no campo do conhecimento. Agradecendo à dra. Ana Cristina Sila Mendes, não presente, mas que chegue a ela o nosso reconhecimento pela sua atuação à frente da Escola Desembargador Palmyro Pimenta nesse biênio que se encerrou na gestão da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. A ela, o nosso desejo de continuidade, sempre não só na jurisdição, mas também na atividade pedagógica da magistratura e que sejam encaminhadas a ela as nossas saudações e agradecimento, em nome deste Tribunal”.
O presidente do TRE-MT também destacou a importância de a EJE-MT ter uma postura de integração com as demais Escolas formativas do sistema de Justiça. “Eu realizo, todos os anos, o Encontro do Sistema de Justiça Criminal, pela Escola da Magistratura, e a principal característica é a união das Escolas. Então, em forma de painéis, sempre tem um representante de cada instituição, isso dá uma visão horizontal, não fica verticalizada a opinião. Então, espero que a EJE também siga essa vertente, convidando não só a sua categoria, mas o Ministério Público e a Justiça Federal. Há grandes professores que já foram membros daqui”, salientou.
Já em posse do cargo, o novo diretor recebeu uma incumbência do presidente do TRE-MT. “O desafio, professor Welder Queiroz, em relação à revista (Democrática), que já é editada. Vamos, quem sabe, fazer algo parecido com o que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) fez com relação aos enunciados e uma produção dos Acórdãos deste Tribunal. Há uma intenção, digamos, de uma padronização, mas, nós temos ricos pensamentos, nós temos Acórdãos que são e podem ser referenciados, desde que se conhecidos e estabelecido um diálogo entre os temas. Então, fica já o meu pedido que é quase que um desafio à vossa Excelência já para iniciar”.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral em exercício, desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, afirmou que acompanha a trajetória do juiz-membro substituto há anos. “Vejo seu crescimento, sua dedicação, desde quando se formou, e depois se especializando, sempre representando bem a categoria de advogados e sempre demonstrou a capacidade e competência. Tenho certeza que é uma indicação em que o Tribunal sairá ganhando, principalmente na questão acadêmica, da qual ele faz parte há anos”.
A juíza-membro na categoria juíza federal, Juliana Maria da Paixão Araújo endossou. “Gostaria de parabeniza-lo por assumir essa função tão relevante nesta Corte, não teria nome melhor, dada sua trajetória e conhecimento acadêmico. Desejo boa sorte e sucesso”. Da mesma forma, o juiz-membro na categoria juiz de Direito, Edson Dias Reis, reconheceu a importância de sua trajetória acadêmica. “Dr. Welder tem um currículo exemplar, mas, acima de tudo, sua sensibilidade de julgar, isso me chama muito a atenção. E a Escola está em excelentes mãos”.
O apoio do Pleno à diretoria da EJE-MT foi destacado pelo juiz-membro na categoria juiz de Direito, Luis Otávio Pereira Marques. “De forma bem singela, quero parabenizar e desejo sucesso nesta missão, e tenham certeza de que poderá contar com o colegiado”. Também empossado nesta terça-feira (06.05) como juiz-membro substituto na categoria desembargador e nos cargos de ouvidor eleitoral e de supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária, o desembargador Lídio Modesto da Silva Filho parabenizou o novo diretor da EJE-MT. “Apenas gostaria de desejar felicitações e muita boa sorte ao dr. Welder, o conheço de longa data, e na faculdade, comecei a acompanhar sua trajetória acadêmica e, no decorrer do tempo, fez especialização, mestrado e doutorado, é professor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Tenho certeza de que a Escola será muito bem conduzida”.
O procurador regional eleitoral, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, frisou o contentamento com o cargo de diretor assumido pelo juiz-membro Welder Queiroz dos Santos. “Reitero que uma das maiores satisfações em servir este Tribunal é conhecer pessoas com mentes brilhantes. Uma delas é o dr. Welder, e estou muito esperançoso de que fará um ótimo trabalho à frente da EJE, pelo ótimo professor que é”.
Em nome dos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral, o diretor-geral Mauro Sérgio Rodrigues Diogo também parabenizou o novo diretor da EJE-MT. “Coloco todo o corpo de servidores à disposição. Nosso grande desafio é preparar todos que atuam no processo eleitoral para as Eleições do ano que vem, e pode contar conosco nesta jornada”.
Com 18 anos dedicados à vida acadêmica, o empossado, Welder Queiroz dos Santos, agradeceu a indicação. “Ressalto minha satisfação em exercer esse cargo. Assumo o lugar deixado pela dra. Ana Cristina, ciente do ótimo trabalho feito por ela, e espero dar continuidade. Penso que vossa atuação à frente da Esmagis, desembargador Marcos Machado, muito contribuirá nesta missão. Destaco alguns pontos que já pensei para início desta função: ampliar a comunicação com a sociedade; continuarmos com a capacitação técnica voltada a servidores, magistrados e operadores do direito eleitoral; necessidade de aperfeiçoamento da revista Democrática, que completa 20 anos no final de 2025; e ampliar as relações institucionais com outras escolas de ensino. Espero poder contribuir nesta missão que me foi atribuída”.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra o juiz-membro substituto Welder Queiroz dos Santos e novo diretor da EJE-MT, vestindo uma toga preta, com as mãos sobre uma bancada e ao lado, aparece o verso de monitor de um computador.