Escambo Cultural do TRE-MT arrecada mais de 1,5 mil livros para o projeto Inclusão Literária

Escambo Cultural 31.03.16 - Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT
Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Cerca de 1,5 mil livros, CDs e DVDs estavam em exposição na 2ª Edição do Escambo Cultural do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na manhã desta quinta-feira (31/03). Todos os itens foram doações feitas pelos servidores e visitantes que participaram do evento. Os produtos que sobraram da feira serão todos concedidos para o projeto Inclusão Literária.

A feira funcionou à base de troca. A cada três produtos doados, o participante ganhava um “vale escambo”, que servia de troca em outros itens que estavam expostos. Assim fez a estagiária do TRE Priscila Barros, estudante de Direito. Ela escolheu vinte e um, entre os demais livros que tinha em casa, e os levou para a feira.  Priscila ganhou 7 vales escambo e fez a troca em livros de diversos temas, que escolheu aleatoriamente. “Eu não tenho preferência de um tema específico. Leio de tudo, romance, cultura, literatura clássica... Gosto de todos os gêneros literários. Fiz as escolhas porque achei os temas interessantes para conhecer” afirmou.

Os organizadores estavam contentes com o resultado do projeto. O servidor do TRE Flávio Marcos, um dos criadores da feira, avalia o escambo de forma “positivíssima”, devido à participação tanto do público interno, como externo. “A gente sensibilizou as pessoas, tocou o lado espontâneo, bom e solidário delas. A feira fez com que elas se aproximassem mais, interagissem entre si, e no fim das contas, como objetivo final, doar os livros para esse projeto lindíssimo do Clóvis Matos, que é o Inclusão Literária”, declarou o servidor.

Flávio Marcos explicou que a iniciativa busca incentivar a leitura entre os servidores, evitar desperdícios e promover ações que tragam benefícios ao meio ambiente, por meio da redução do consumo. “Muitas vezes jogamos fora um livro, CD ou DVD que um colega pretende comprar. A troca é positiva porque evita o acúmulo de lixo e a compra desnecessária”.

O produtor cultural Clóvis Matos, que mantém o projeto Inclusão Literária, também esteve presente na 2ª edição do Escambo. Ele aprovou a iniciativa da feira e diz estar contente com a participação das pessoas. “Só de estar fazendo esse contato e troca dos livros, já é o começo do projeto. Agora, com a doação das obras, eu vou dar a continuidade”.

Ao lado de Clóvis Matos, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Helena Póvoas, elogiava a iniciativa dos servidores. “Eu sempre digo que me sinto muito honrada em presidir este Tribunal, de pertencer a esta equipe. Os servidores do TRE-MT são muito empenhados em fazer o melhor, não apenas no que diz respeito aos serviços da Justiça Eleitoral, mas também à vida em sociedade. Já vi diversas iniciativas aqui voltadas para o consumo consciente, para a preservação do meio ambiente e para a filantropia”, disse a desembargadora.

O Escambo Cultural foi organizado pelos servidores Flávio Marcos, Flávia Pasqualin, Ana Lúcia Tabosa e Júlia Vine.

 

Projeto Inclusão Literária

Desenvolvido para fomentar a leitura, o projeto tem feito sucesso entre as comunidades rurais e cidades do interior de Mato Grosso. Clóvis de Matos faz pequenas bibliotecas em localidades onde a população não tem acesso a livros.

Assim como os servidores do TRE, pessoas que têm livros armazenados em casa podem fazer a doação para o projeto Inclusão Literária. Basta entrar em contato com  Clóvis, pelo número (65) 8135-1176.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30