Escola Pascoal Moreira Cabral lança Programa Voto Consciente

A Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral lançou nesta sexta-feira, 19 de junho, o Programa Voto Consciente, que conta com o apoio e orientação da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Grupos de estudantes coordenados por professores apresentaram os partidos de políticas públicas e suas propostas de melhorias no ambiente escolar.
Antes de iniciar as atividades, os alunos fizeram uma oração e cantaram o hino nacional. Em seguida, a secretária da Escola Judiciária, Janis Eyer Nakahati, elogiou a participação da escola e falou sobre a importância que o Voto Consciente tem para a comunidade escolar.
“São vocês que vão administrar o projeto na escola. Votar é escolher alguém que vai ser o representante da sociedade, e é votando que vocês representam a força política do Brasil”, declara Nakahati.
Prezando pela saúde e a qualidade de vida, o Partido do Direito à Vida e a Saúde (PDVS) apresentou propostas que melhoram o ambiente escolar, como a manutenção dos banheiros, criação da quadra poliesportiva e implantação de áreas com acessibilidade. Outra ação que faz parte do planejamento do partido é produzir palestras que combatem o uso das drogas e a gravidez precoce.
Várias propostas foram criadas pelo Partido do Respeito às Diversidades (PRD), mas a principal foi a criação do curso de Libras, que será voltado para os professores e alunos da escola. Outra ação defendida pelos representantes do PRD é a realização de eventos culturais que debatem sobre diferenças sociais.
O Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA) ofereceu aos estudantes projetos que visam transformar o meio de convivência e o bem-estar dos alunos. O objetivo do grupo é a criação de uma cabana que contém horta e uma calha que colhe a água da chuva para manter as hortaliças. Além do plantio de árvores frutíferas dentro da escola, o partido pretende realizar o Projeto Compostagem, em que cascas de frutas e verduras são transformadas em matéria orgânica.
Reativar o grêmio e a rádio da escola faz parte do conjunto de ações do Partido da Ética e Cidadania (PEC). Mas o projeto principal é a Campanha do Agasalho, que fará doações para pessoas carentes em período de inverno em Cuiabá.
Ativar o senso crítico dos alunos é o propósito do Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), que prometeu renovar a biblioteca com livros novos e atualizados. A falta de estrutura escolar, fez com que o grupo elaborasse uma comissão que fiscalizará o andamento da construção da quadra esportiva na escola. O PCEL também solicita a volta da rádio e jornal para interagir os colegas, principalmente no momento do intervalo.
Ao final das apresentações, os professores ficaram emocionados pelas atitudes dos alunos em formular ações de mudança no ambiente escolar. A diretora Elza Lídia Castelli agradeceu o apoio do TRE e a cooperação dos jovens no projeto.
“A diretoria da escola está de portas abertas para atender e ajudar os partidos na execução dos projetos. Estou muito orgulhosa pela iniciativa de todos os professores e alunos”, disse Castelli.
A eleição dos partidos será em outubro deste ano, e o grupo que vencer vai executar as políticas públicas propostas, no planejamento da escola em 2016.