Justiça Eleitoral promove mutirão neste sábado (16), no Residencial Ilza Terezinha Picolli

Ação ocorrerá nas dependências do Colégio Estadual Integrado 1 (CEI-1) “Victorino Monteiro da Silva”, das 8h às 17h, e será aberta a toda a sociedade

TRE-MT Justiça Eleitoral promove mutirão neste sábado (16), no bairro Residencial Ilza Terezinha...

A população da Grande Morada da Serra terá, neste fim de semana, a oportunidade de fazer o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral e de resolver eventuais pendências relacionadas ao título de eleitor. Neste sábado (16), no Colégio Estadual Integrado 1 (CEI-1) “Victorino Monteiro da Silva”, das 8h às 17h, o Cartório da 51ª Zona Eleitoral oferecerá serviços durante um mutirão voltado a eleitores da região e de outras partes da Capital ou do Estado. A unidade escolar está localizada na Avenida Rua I, s/n°, bairro Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, em Cuiabá. 

“É um mutirão realizado no fim de semana, o que abre espaço e oportunidade para aquelas pessoas que não encontram tempo durante a semana, em virtude do trabalho. Além do cadastramento biométrico, o atendimento também inclui alistamento eleitoral (1º título), revisão eleitoral, mudança de domicílio e emissão de guia para quitação de multas eleitorais. Há eleitores que nem sabem que estão com o título cancelado e poderão regularizar a situação”, explica o chefe do Cartório da 51ª Zona Eleitoral, Diego Manoel Mascarenhas do Nascimento. Para ser atendido(a), basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço, na versão física ou digital. 

Para o Colégio Estadual Integrado 1 (CEI-1) “Victorino Monteiro da Silva”, o cartório eleitoral levará toda a estrutura necessária para a realização de oito atendimentos simultâneos (oito servidores e oito kits biométricos). Cada kit eleitoral é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para cenário e transporte de equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Campanha Biometria 100% 

O pedido de mutirão partiu da juíza eleitoral Rita Soraya Tolentino de Barros e tem como objetivo ampliar o cadastramento biométrico de eleitores em Mato Grosso, no âmbito da Campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que estabeleceu como meta para 2025 alcançar pelo menos 98% de cobertura biométrica. 

Atualmente, o índice de biometria em Mato Grosso está em 88,24% (2.240.342 eleitores) de um total de 2.518.662 aptos a votar. Ainda faltam 278.320 pessoas, o equivalente a 11,06% do eleitorado. Na 51ª Zona Eleitoral, são 105.490 eleitores aptos, dos quais 95.431 (90,90%) já realizaram a biometria, enquanto 10.059 ainda não o fizeram, correspondendo a 9,10% do total. No Colégio Estadual Integrado 1 (CEI-1) “Victorino Monteiro da Silva”, há 5.024 eleitores aptos, sendo que 427 ainda não possuem biometria, o que representa 9,38%. 

Biometria: avanço tecnológico 

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica. 

Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros. 

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove a acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições. 

Jornalista Anderson Pinho 

#PraTodosVerem - A imagem é dividida em duas partes: à esquerda, aparece a entrada do Colégio Estadual Integrado – CEI 01, com fachada colorida em azul, amarelo, verde e branco; à direita, em formato de foto polaroid sobre fundo azul, uma mulher realiza o atendimento de outra, coletando impressões digitais em um equipamento biométrico pela Justiça Eleitoral.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.