Ouvidoria do TRE-MT atuará na busca ativa de eleitores para cadastramento biométrico
Em reunião com corregedor eleitoral, o ouvidor do TRE-MT, juiz Luís Otávio Marques, alinha ações para engajar eleitores que ainda não realizaram a biometria

Em um esforço conjunto para ampliar a cobertura do cadastro biométrico em Mato Grosso, a Ouvidoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) firmou um compromisso de atuação proativa na busca por eleitores que ainda não realizaram o procedimento. A decisão foi tomada durante reunião nesta quarta-feira (13.08) entre o ouvidor eleitoral e juiz-membro do Pleno, Luís Otávio Pereira Marques, e o corregedor regional eleitoral do TRE-MT, desembargador Marcos Machado.
"A colaboração da Ouvidoria é fundamental para alcançarmos a meta de 100% de eleitores identificados biometricamente no estado", afirmou o desembargador Marcos Machado. "Com a capilaridade e a expertise da Ouvidoria em comunicação com o cidadão, poderemos informar e incentivar um número ainda maior de eleitores a comparecerem aos postos de atendimento".
Para formalizar o compromisso, o Ouvidor Eleitoral assinou uma Ordem de Serviço que determina a todos os servidores e colaboradores da Ouvidoria atuem ativamente na divulgação da campanha de coleta de dados biométricos. A unidade utilizará todos os canais institucionais disponíveis, redes de contato e demais meios de comunicação para disseminar informações e orientações sobre a importância do recadastramento.
"A Ouvidoria tem o papel de ser a voz do eleitor dentro do Tribunal, e nesse momento, estamos unindo forças com a Corregedoria para garantir que todos os cidadãos mato-grossenses tenham a oportunidade de exercer plenamente seu direito ao voto com segurança e tranquilidade", declarou Luís Otávio Pereira Marques. "Nossos colaboradores estão preparados para atender o público, esclarecer dúvidas e incentivar o comparecimento aos cartórios eleitorais e centrais de atendimento".
A Ordem de Serviço estabelece que as ações de convencimento, convocação e orientação ao público deverão destacar a importância do comparecimento ao cartório eleitoral ou às centrais de atendimento para a realização da coleta biométrica. As informações transmitidas deverão estar em conformidade com as orientações técnicas expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral e com os prazos e requisitos legais estabelecidos para o recadastramento.
A iniciativa da Ouvidoria se soma aos esforços do TRE-MT em realizar mutirões de atendimento em diversas localidades do estado, incluindo comunidades rurais, aldeias indígenas e municípios do interior, com o objetivo de facilitar o acesso ao recadastramento biométrico para todos os eleitores.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
#PraTodosVerem: A imagem mostra três homens de terno sentados em um sofá de escritório, conversando, com documentos em mãos, em um ambiente que conta com mesa, computador e objetos de decoração. Ao lado, sobre um fundo azul, há o texto “Ouvidoria e Corregedoria Regional Eleitoral: Busca ativa para cadastramento biométrico”.