Começaram as audiências de carga e lacre de urnas eletrônicas em Mato Grosso

A cerimônia de carga e lacre das 443 urnas pertencentes à 20ª e 58ª zonas eleitorais de Mato Grosso nesta terça-feira (16.09) marcou o início do processo em todo Estado. A solenidade é pública e tem por objetivo configurar as urnas eletrônicas para o dia da votação de forma transparente. Até o dia 26 de setembro todas as 60 Zonas Eleitorais do Estado terão finalizado o procedimento obrigatório.
A cerimônia para as zonas eleitorais de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Acorizal acontecem no depósito de urnas da Casa da Democracia, prédio anexo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas outras regiões do Estado já foram todas enviadas aos municípios-polo, que servem como entreposto logístico e sediam os processos de carga e lacre das urnas.
Nesta quinta e sexta-feira (18 e19 de setembro) será realizado na Casa da Democracia a cerimônia de carga e lacre da primeira zona eleitoral. O coordenador de sistemas eleitorais do TRE-MT, Salomão Fortaleza, explica que a cada dois dias duas zonas eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande farão a cerimônia de carga e lacre na Casa da Democracia. Os lacres das urnas serão assinados no ato pelo juiz da zona eleitoral, pelos representantes do Ministério Público.
Segundo a Juíza da 20ª zona eleitoral de Várzea Grande, Ester Belém, as urnas são lacradas na presença do juiz e do Ministério Público para impedir que os equipamentos sejam adulterados. “Nós assinamos os lacres e acompanhamos o funcionamento das urnas para garantir a segurança e transparência do processo. O processo todo é envolto por muita transparência”, analisou a magistrada.
Durante a Cerimônia de Carga e Lacre as urnas são configuradas para determinada sessão eleitoral. Nesta fase são gerados pelo sistema do TSE os conteúdos das mídias que serão inseridas nas urnas. Uma das mídias inseridas contém os dados dos candidatos e dos eleitores que votam na seção na qual aquela urna vai ser instalada e a outra mídia é a que vai coletar os dados da votação. Após a inserção das mídias, as urnas são fechadas e recebem lacres que vão assinados pelo Juiz Eleitoral e pelo Promotor de Justiça do Município onde aquela urna será instalada. É importante frisar que a atividade de carga e lacre e aberta ao público, podendo ser acompanhada por representantes dos partidos e coligações.
Ao final da Cerimônia é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas na presença de todos. Nesse momento são verificados a autenticidade dos aplicativos, as assinaturas digitais e é realizado um teste de votação. Todas as etapas da cerimônia de Carga e Lacre são públicas e ocorrem na presença das autoridades convidadas.
Além da Cerimônia de Carga e Lacre, o calendário prevê as datas em que as zonas eleitorais realizarão a Conferência Visual dos dados constantes nas urnas eletrônicas que apresentaram algum problema durante a cerimônia de carga e lacre.
Veja data e locais da cerimônia:
De acordo com o Calendário, para o primeiro turno, a Cerimônia de Carga e Lacre ocorrerá entre os dias 16 a 26 de setembro e a Conferência Visual, entre os dias 02 a 04 de outubro. Se houver segundo turno, a Carga e Lacre acontecerá no período de 13 a 18 de outubro e a Conferência Visual, de 23 a 25 de outubro.
As Zonas Eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande realizarão a Cerimônia de Carga e Lacre na Casa da Democracia, prédio anexo a sede do TRE-MT. As demais ZEs realizarão o evento na sede onde funcionam.
Galeria de Fotos:Flickr TRE-MT