Justiça Eleitoral Móvel atenderá moradores de Salto do Céu e de Rio Branco
Atendimentos começarão nesta quarta-feira (13.08), em Salto do Céu, e seguirão para Rio Branco, nos dias 14 e 15

A unidade móvel da Justiça Eleitoral de Mato Grosso estará nos municípios de Salto do Céu e de Rio Branco, nesta semana, para ampliar o cadastro biométrico na região e oferecer outros serviços eleitorais. O mutirão começará nesta quarta-feira (13.08), em Salto do Céu, das 8h30 às 14h30, na sede da Secretaria de Assistência Social do município, na Avenida Pedro Pedrossian, s/n, esquina com a rua Columbia.
Depois, o ônibus do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) seguirá para Rio Branco, onde os atendimentos ocorrerão nos dias 14 e 15 de agosto, também das 8h30 às 14h30. O local será o Centro de Eventos da cidade.
Os mutirões são uma oportunidade a mais para o eleitorado realizar o cadastro biométrico, que é um mecanismo de reforço da segurança do voto. Em Salto do Céu, do total de 2.993 pessoas aptas ao voto, 2.481, ou seja, 82,89% já cadastraram a biometria. Já em Rio Branco, do total de 3.864 eleitores e eleitoras aptos ao voto, 3.054, isto é, 79,04% fizeram o cadastro biométrico. Ao todo, os dois municípios somam 6.857 pessoas aptas ao voto.
Além da biometria, a Justiça Eleitoral irá disponibilizar outros serviços, como alistamento (confecção do 1º título), transferência de domicílio eleitoral, revisão, emissão de guias para pagamento de multas, entre outros. Para fazer a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Já para transferir domicílio eleitoral, é preciso, além do documento pessoal, apresentar comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que forem tirar o primeiro título também devem levar o comprovante de quitação militar.
O ônibus é equipado com ar-condicionado, estações de atendimento com mesas e cadeiras, para assegurar conforto à população, e kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para aqueles e aquelas com mobilidade reduzida, é possível que o atendimento seja realizado do lado de fora do ônibus, em uma estrutura montada, visando garantir a acessibilidade.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra um ônibus azul da Justiça Eleitoral de Mato Grosso estacionado em uma via pavimentada. O veículo, identificado como “Justiça Eleitoral Móvel”, exibe informações sobre serviços como biometria e atendimento itinerante, além de canais de contato e redes sociais do TRE-MT. A lateral do ônibus também traz elementos gráficos da bandeira do Brasil e do logotipo institucional.