Voto Consciente: emoção marca diplomação dos alunos

Diplomação dos alunos do Voto Consciente 2014 no auditório do TRE-MT
Alunos das Escolas foram diplomados na manhã desta quarta no TRE-MT

Uma cerimônia alegre e emocionante, com discursos politizados, vídeos e programação totalmente voltada ao público jovem foi realizada no auditório da Casa da Democracia, em Cuiabá, nesta quarta-feira (29.10). Cerca de 100 estudantes das Escolas Estaduais Prof. Nilo Póvoas, Prof. Fernando Leite de Campos e Polícia Militar Tiradentes acompanharam, entre constantes aplausos, a entrega dos diplomas para os líderes dos partidos políticos que venceram as eleições. O Programa Voto Consciente é desenvolvido pela escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso desde 2011 em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O Programa  visa estimular a participação política consciente, livre e democrática entre os jovens. Além da conscientização acerca do direito do voto, o projeto envolve os alunos na formação de cinco partidos com temas de relevância social. Cada partido foi composto por cinco alunos, que defenderam políticas públicas. Após meses de campanha realizada nas escolas, os estudantes foram às urnas e escolheram o partido que apresentou a melhor proposta para a comunidade.

O presidente do TRE-MT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, destacou a importância do Programa Voto Consciente e agradeceu a participação dos estudantes que, segundo ele, são multiplicadores de opiniões. “Os jovens são nossos representantes em sociedade. É importante que vocês tenham conhecimento e cobrem de todas as autoridades melhorias nas políticas públicas, seja na área de educação, segurança, saúde, habitação e em todos os setores sociais para que tenhamos dias melhores e um País mais justo.”

A Coordenadora de Projetos Educativos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Gláucia Ribeiro, agradeceu a participação de todas as escolas, o empenho dos coordenadores pedagógicos, diretores de cada instituição e alunos. “É uma satisfação para a Seduc fazer parte desse projeto, pois é o perfeito exercício da cidadania para os nossos jovens e o Programa Voto Consciente oportuniza a vivência de todo esse processo. Somos gratos por fazer parte desse programa e pretendemos continuar com essa parceria.”

Antes da entrega dos diplomas, representantes de cada escola participaram de um bate-papo para comentar sobre política e o resultado obtido com o Programa Voto Consciente. “Hoje eu sei que o exercício da cidadania não se resume apenas ir às urnas e votar. É preciso avaliar as propostas dos candidatos e acompanhar diariamente o trabalho daquele mandatário que assumiu o cargo de representação do interesse da sociedade”, avaliou a estudante Gioavanna Oliveira dos Santos, da Escola Prof. Fernando Leite de Campos.

Denisson Souza da Escola Professor Nilo Póvoas diz que agora entende o porquê de ter conhecimento sobre a política. “Antes eu não gostava de política, mas o Programa me fez abrir a mente. É muito importante acompanhar todo processo eleitoral e avaliar as propostas dos postulantes para fazer a escolha certa”, comentou.

O diretor da EJE, juiz-membro Agamenon Alcântara Moreno Júnior, encerrou a cerimônia e classificou a diplomação como um momento importante para o TRE-MT. “O sucesso do Programa Voto Consciente deve-se à intensa participação dos alunos, professores, diretores e servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.”

 

Os partidos diplomados foram:


Escola Estadual Prof. Nilo Póvoas - Partido do Respeito às Diversidades (PRD) – Representado pelos alunos: Denisson Souza, Edimar Pereira Batista, Douglas dos Santos Martins, Michelly Barreto da Silva e Pamela Rafaelle Schroeder Nunes.

Escola Estadual Professor Fernando Leite de Campos – Partido do direito à Vida e à Saúde (PDVS) – Representado pelos alunos: Izamara Silva Bosqueti, Ítalo Tiago de Amorim Nunes, Gabriel de Freitas Mendes, Rafael Mariano da Silva e Werica Martins da Costa.

Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes – Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) – Representado pelos alunos: Karolayne da Silva, Edmárcio Salviano, Ketlyn Passos, Daniel Brondanni e Yuri Cardoso.

Os demais alunos e professores que participaram do Programa ganharam certificado da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso.

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30