Araguaiana bate recorde e envia 1º Boletim de Urna 42 segundos após votação

Urna biométrica 2013

O primeiro boletim de urna do estado de Mato Grosso foi enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exatamente 42 segundos após o encerramento do 2º turno. O município que realizou o envio em tempo recorde foi Araguaiana, que já havia sido o mais rápido do 1º turno. No último domingo, dia 26 de outubro, Araguaiana voltou a bater sua própria marca, finalizando o envio de todos os dados da totalização às 17h06min e sendo, mais uma vez, o primeiro de Mato Grosso a ter 100% dos votos transmitidos.

Os dados de Araguaiana foram enviados por JE Connect, que transmite ao TSE os boletins de urnas do próprio local de votação. Jurandir Florêncio de Castilho Junior, juiz eleitoral da 9ª ZE de Barra do Garças, responsável pelas eleições em Araguaiana, explica que o sucesso no município foi a junção da eficiência dos servidores envolvidos e o trabalho preventivo feito nas sessões eleitorais, com dezenas de testes de conexão em todos os locais de votação.

De acordo com o magistrado, mesmo com algumas dificuldades na biometria durante o 1º turno, devido ao grande número de trabalhadores rurais, as eleições em Araguaiana ocorreram sem maiores problemas para os três mil eleitores. “Tivemos uma dificuldade natural de colher as impressões digitais dos eleitores porque a maioria vem de zonas rurais. Mas as primeiras eleições com a votação biométrica no município foram positivas, tanto que  o município foi o primeiro a entregar a totalização”.

Um dos responsáveis pela agilidade do envio dos dados em Araguaiana foi o técnico judiciário Willian Bezerra Andrade que acompanhou todo o procedimento de biometria e envio de dados, tirando dúvidas e orientando mesários e eleitores. O servidor reforça a opinião do juiz eleitoral, de que os testes foram essenciais para a celeridade do envio de dados. "O fato da tecnologia ter funcionado bem foi essencial para uma transmissão rápida", afirma.

Elizabeth Luz Acácio Hilário, chefe de cartório, comemora o fato de Araguaiana e Pontal do Araguaia, dois municípios que estão sob jurisdição da 9ª ZE de Barra do Garças, terem sido os dois primeiros do estado a finalizarem o envio da totalização de dados ao TSE no 2º turno. “Por conta do JE Conect nós superamos todas as marcas e mostramos uma evolução na transmissão em relação ao 1º turno. O sistema de transmissão é seguro e econômico, pois diminuiu os custos do processo eleitoral por não precisar do deslocamento”.

JE Connect – A transmissão de dados pelo JE Connect foi feita pelo coordenador dos locais de votação sob supervisão dos técnicos de urnas que estavam habilitados a orientar caso fosse necessário. Apesar de utilizar uma rede de dados pública como a internet, as informações dos boletins de urnas foram transmitidas de forma criptografada, garantindo assim a impossibilidade de alteração, mantendo o sigilo da informação.

A apuração dos votos em Mato Grosso terminaram às 20h18, horário local. Araguaiana foi a cidade mais rápida no envio dos dados ao TSE em ambos os turnos. No 2º turno, o município finalizou a transmissão dos boletins de urnas às 17h06, baixando seu tempo em 11 minutos em relação ao envio da totalização dos votos na 1ª etapa.

 

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30