Juízo da 41ª Zona Eleitoral promove palestras para jovens estudantes

Com o intuito de despertar nos jovens a consciência cívica, o juiz e o promotor eleitoral da 41ª Zona Eleitoral em Araputanga, Arom Olímpio Pereira e Luiz Fernando Rossi Pipino, ministraram palestra sobre o “Voto Consciente” aos alunos das Escolas Estaduais Nossa Senhora de Fátima e João Sato, situadas no município. O evento, que foi realizado nos dias 24 e 25 deste mês, contou com a participação de 80 estudantes.
Durante a palestra, o magistrado e o promotor explicaram aos jovens sobre a importância do exercício da cidadania, não somente no dia do voto, mas em casa, na escola e na comunidade e falaram também a respeito do direito de pesquisar sobre a vida dos candidatos e seus projetos políticos e do direito de cobrar dos eleitos a concretização das promessas proferidas em campanha.
“Foi uma aula de cidadania. O objetivo foi despertar estes jovens para uma participação ativa e consciente no processo democrático, para que tenhamos um país melhor para todos os cidadãos”, destacou o chefe de cartório da 41ª Zona Eleitoral, Armistrong Rutilho Monteiro. Ele explica que a palestra foi realizada no Fórum de Araputanga para que os estudantes tivessem contato direto com a realidade do Poder Judiciário.
A realização da palestra vem ao encontro do Programa “Voto Consciente” que é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
O objetivo do Programa “Voto Consciente” é despertar a consciência cívica nos alunos, fortalecer a cidadania e fomentar o exercício consciente e livre do voto.