TRE-MT participa de avaliação das Eleições 2014 no TSE

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) estão em Brasília onde participam do evento: Avaliação das Eleições Gerais/2014 promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos os regionais do país terão representantes na avaliação, que será realizada no período de 03 a 05 deste mês. O objetivo é coletar informações sobre os pontos positivos e negativos vivenciados pela Justiça Eleitoral em todos os Estados na realização do pleito eleitoral.
Para a coleta das informações, o TSE organizou oficinas de discussão em seis grupos específicos: Gestão Institucional; Identificação do Eleitor; Gestão de Pessoas; Gestão de Tecnologia da Informação; Comunicação Institucional; e Aquisições e Contratações.
Presente no evento, o diretor do TRE-MT, Mauro Sérgio Diogo, ressalta a importância de se discutir os pontos positivos e negativos enfrentados pelos Tribunais na promoção da Eleição. “As ações adotadas neste pleito e que necessitam ser substituídas ou aperfeiçoadas precisam ser discutidas e definidas de forma a garantir que tragam bons resultados e benefícios nos pleitos futuros. Esse trabalho é feito de forma conjunta e democrática”.
O assessor de planejamento do TRE-MT, Marcelo Rubles, destacou que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso também promove, internamente, a Avalição das Eleições. “Após as Eleições deste ano, em novembro, Chefes de Cartórios de várias zonas eleitorais, situadas em cidades polos do Estado de Mato Grosso estiveram no TRE para avaliar o pleito eleitoral, em todos os seus aspectos. Após, a equipe da ASPLAN se reuniu com representantes de todas as secretarias, coordenadorias e seções da Instituição para fazer o mesmo trabalho avaliativo”.
Mauro explica que foi fundamental para o TRE-MT realizar a avaliação das eleições internamente antes de participar da avaliação já em âmbito nacional. “Participamos deste encontro munidos de informações da nossa regional. Cientes das nossas boas ações e também das nossas necessidades”.
Para o secretário de tecnologia da informação do TRE-MT, Ailton Lopes, as duas formas de avaliação – feita internamente pelo TRE e a geral pelo TSE, serão úteis para a definição de ações futuras. “Essas informações servirão de base para a elaboração do Planejamento das Eleições Municipais de 2016”.
A coordenadora de educação e desenvolvimento do TRE/MT, Isabela Nespoli, parabeniza o TSE pela iniciativa, que possibilita aos regionais a troca de experiências. “É o momento de conhecermos boas práticas adotadas por outros TREs na realização da Eleição, bem como verificar os pontos negativos enfrentados”.
A secretária de administração e orçamento do TRE-MT, Tânia Yoshida Oliveira, frisa que todo o trabalho de avaliar e com isso planejar tem surtido efeitos positivos a cada Eleição. “A Justiça Eleitoral vem se tornando mais eficiente a cada pleito e isso deve-se porque todos aqueles envolvidos no processo da realização das Eleições estão sendo ouvidos e atendidos em suas demandas, dentro do possível”.
Veja os temas que serão discutidos em cada grupo:
No Grupo Gestão Institucional serão os temas como: Planejamento Eleitoral; Serviço de Apoio às Eleições; Apoio Logístico e Garantia da Lei e da Ordem; e Legislação Eleitoral. Já no Grupo Identificação do Eleitor, os participantes abordarão o Cadastro Eleitoral e Biometria - Identificação Biométrica do Eleitor.
O Grupo Gestão de Pessoas discutirá temas relacionados com os mesários, treinamento de mesários e servidores. Para o Grupo de Gestão de TI foram selecionados os seguintes assuntos: Urnas Eletrônicas; Sistemas (ELO, Ecossistema de Urna, GEDAI-EU, QR Code, CAND, CANDEX, Horário Eleitoral, Pesquisas Eleitorais, Simulador de Eleição, Divulgação de Resultados, entre outros). Ainda nesse grupo serão discutidas a Infraestrutura Computacional Eleitoral (JE-Connect, SMSAT, Rede de distribuição de conteúdo, Backbone, ODIN, SIS, Computadores, Impressoras, Portal).
Para o Grupo Comunicação Institucional foram selecionados temas sobre a veiculação e distribuição de propaganda eleitoral; campanhas institucionais de esclarecimentos ao eleitor, campanha VemPraUrna, campanha de incentivo à atuação de mesários voluntários, publicações institucionais, ações educativas e outros. Por fim, o Grupo Aquisições e Contratações falará sobre suprimentos de urnas e serviços.