"Onde Voto?": Aplicativo de Mato Grosso é referência nacional

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu, só nos dias 02 e 03 de outubro de 2012, mais de quatro mil ligações. Deste montante, mais de 95% eram consultas sobre os locais de votação. Para reduzir esta demanda, a Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) criou, este ano, o aplicativo “Onde voto?”. Desde que a ferramenta foi lançada oficialmente no dia 24 de julho deste ano, foram registrados 400 downloads e mais de 800 consultas.
O aplicativo, disponível atualmente para Android, se tornou uma referência no Brasil, e chamou a atenção de vários Tribunais. Os TREs dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, São Paulo, Pará, Rondônia, Acre, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Pernambuco demonstraram interesse em obter a ferramenta.
O secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes dos Santos Júnior, destaca a importância do aplicativo. “Estamos orgulhosos por fazer parte de um projeto inovador como esse e contribuir para que Mato Grosso seja, mais uma vez, pioneiro no que diz respeito ao processo eleitoral”.
Para viabilizar o “Onde voto?” em outros TREs, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocará a infraestrutura de sistemas à disposição. De acordo com o engenheiro de sistemas do TRE-MT e idealizador do aplicativo, Jorge Luis Bublitz, esta condição é fundamental para implementar o projeto em outros Estados. “O suporte do TSE é essencial, pois conseguiremos unificar as consultas em apenas um aplicativo, o que demanda maior velocidade no processamento da informação”.
Em breve, o “Onde voto?” será disponibilizado também para o sistema operacional IOS. Nele, o eleitor tem acesso ao endereço do local de votação, além de uma rota traçada via georreferenciamento, para facilitar a chegada à zona de votação. Basta digitar o título e pesquisar.