Eleitores de Rondonópolis podem agendar biometria pelo 0800-647-8191

O eleitor do município de Rondonópolis (MT) que ainda não fez o cadastramento biométrico pode agendar um horário de atendimento pelo telefone 0800-647-8191. Trata-se do disque-eleitor, um serviço inédito disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que garantirá ao cidadão atendimento no horário marcado, com agilidade e qualidade.
Além do telefone de custo gratuito, o eleitor pode efetuar o agendamento pela internet no site: www.tre-mt.gov.br, no link Serviços ao Eleitor/Agendamento biometria.
Para solicitar o agendamento, tanto pelo telefone quanto pela internet, o eleitor não precisa, necessariamente, saber o número de sua inscrição eleitoral. Basta ter em mãos dados como o nome completo, data de nascimento e filiação. Essas informações são suficientes para que a Justiça Eleitoral acesse o cadastro do eleitor. O agendamento também é possível nos casos de alistamento (confecção do primeiro título).
De acordo com a chefe de cartório da 10º Zona Eleitoral de Rondonópolis, Hirome Mizobe, caberá ao eleitor escolher o dia, o horário e o posto eleitoral para o atendimento. “Garantimos o cumprimento do que fora agendado. É uma iniciativa que traz ganhos para a Justiça Eleitoral e, principalmente, para os cidadãos, que não precisam esperar horas para efetuarem o cadastramento biométrico”.
O eleitor pode escolher ser atendido no Fórum Eleitoral, situado na Rua Fernando Corrêa da Costa, número 253, Centro; ou na 46ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Filinto Muller, Vila Operária, ao lado da biblioteca municipal.
Ambos funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. “Geralmente, o cidadão prefere se dirigir ao posto eleitoral próximo de sua residência ou do local de trabalho”.
A orientação é que o eleitor chegue ao posto eleitoral 5 minutos antes do horário marcado, portando um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Se maior de 18 anos e do sexo masculino, em caso de alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), é obrigatório também apresentar o certificado de reservista.
O Tribunal informa que todos os eleitores e cidadãos serão atendidos, independentemente do agendamento. “Esse sistema de agendamento é apenas um benefício, mas não é obrigatório. Ao disponibilizarmos esse serviço, buscamos melhorar ainda mais os serviços prestados à sociedade”.
A expectativa do Tribunal é que o disque-eleitor aumente a procura pelo atendimento, pois faltam apenas 54 dias para o término da revisão biométrica em Rondonópolis. Dos quase 140 mil eleitores do município, apenas 78.048 se cadastraram, totalizando um percentual de 56%.
O eleitor que não participar do cadastramento biométrico terá o título cancelado.