Juiz eleitoral elogia atuação do GGI e de policiais em Novo Santo Antônio

Vista aérea da cidade de Novo Santo Antônio - Região nordeste de Mato Grosso - Fonte: Google Ima...
Vista aérea de Novo Santo Antônio - Google imagens

Os ânimos acirrados pela complexidade de uma disputa eleitoral tão próxima do cidadão, não raro, costumam resultar em violência, ilicitudes e crimes contra a vida. Este era o cenário que se delineava em Novo Santo Antônio (MT), município da região do Araguaia, a 1.063 quilômetros de Cuiabá, algumas semanas antes das eleições.  Contudo, devido à atuação imediata do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições, que enviou um reforço de 15 policiais ao município, os eleitores puderam exercer seu direito ao voto de forma livre, soberana e segura.

Naquela cidade, o candidato Eduardo Penno venceu a disputa com apenas cinco votos a mais que o segundo colocado, João Sérgio Alves Ferreira, que obteve 531 votos. O terceiro colocado, Geraldo Freitas, recebeu 258 votos.

Devido à atuação do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições, ao contrário do que se previa nas semanas anteriores à eleição, no dia do pleito foi registrada apenas uma ocorrência, de doação de combustível, que foi apreendido por determinação do juiz eleitoral José Antônio Bezerra Filho.

 

Juiz enaltece ação de policiais

O magistrado havia encaminhado solicitação de reforço policial ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, que imediatamente acionou o Gabinete de Gestão Integrada das Eleições (GGI).

O Gabinete é composto por diversas instituições públicas e privadas como as forças de segurança do Estado, Rede Cemat, Secretaria de Trânsito de Cuiabá, Polícia Federal, empresas de telecomunicações (telefonia e internet), dentre outras. O próprio secretário de Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado, participa das reuniões do Gabinete, ao lado do delegado da Polícia Federal, Cristiano Nascimento.

Tão logo recebeu o comunicado do juiz eleitoral, de que os ânimos estavam acirrados em Novo Santo Antônio, com policiais utilizando coletes à prova de bala, o Gabinete de Gestão Integrada das Eleições acionou de imediato o tenente coronel Jonas Duarte de Araújo, do município de Vila Rica, e o delegado da Polícia Civil, José Ricardo, que tiveram atuação elogiada pelo juiz José Antônio Bezerra Filho. 

Para coordenar o policiamento no município foi escalado o sargento da Polícia Militar Wilsinei Silva Silveira que, na opinião do magistrado, soube conduzir os trabalhos de forma serena e eficiente.

O reconhecimento do juiz eleitoral se estende à chefe do cartório de São Félix do Araguaia, Rita de Cássia Martins, que providenciou a logística necessária para a realização da eleição municipal em Novo Santo Antônio; e a Sílvia Cardoso de Oliveira, servidora requisitada responsável pelos trabalhos no posto eleitoral de Novo Santo Antônio.  

 “Sem a pronta atuação do desembargador Rui Ramos (presidente do TRE) e dessas pessoas, colaboradores, servidores e policiais, não teríamos efetividade no nosso trabalho”, destacou o juiz eleitoral.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.