TRE-MT inicia gravação em vídeo de depoimentos

Recursos como pausa da gravação, troca de câmera, etc, são registrados com a descrição, a data e hora em que ocorreram em um arquivo pdf paralelo.

Audiência

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciou nesta quarta-feira (07.08) o processo de gravação em vídeo dos depoimentos prestados à Justiça Eleitoral. Até a presente data, os depoimentos eram exclusivamente transcritos. A ferramenta adotada foi o Seal Conecta Lite, que permite uma operação segura em questão de acesso, garantindo muitos meios de organização e pesquisa do conteúdo.

“Não queríamos iniciar a gravação de depoimentos com problemas de logística, ou seja, ter que gerar gastos com compras de cds e mídias para armazenamento do conteúdo. Esta ferramenta nos permite localizar todos os depoimentos facilmente, trechos, além da emissão de relatórios que auxiliam na gestão judicial”, destacou o diretor geral do TRE, Mauro Diogo.

A gravação dos depoimentos poderá ser feita com resoluções variáveis, marcações de tempo da gravação para facilitar a busca por um determinado momento durante a audiência, suporte de à sincronização de dados, autenticação de usuário com senha, assinatura digital das gravações garantindo a integridade das mesmas, entre outras.

Ainda nesta linha da segurança da gravação, é aplicado o recurso cadeia de custódia, onde cria-se um arquivo PDF com um índice de todas as ações realizadas durante a gravação, utilizando chaves que garantem a integridade das ações realizadas. Recursos como pausa da gravação, troca de câmera, etc, são registrados com a descrição, a data e hora em que ocorreram.

Servidores assessores de magistrados, além dos atuantes nos cartórios de Cuiabá e Várzea Grande, já foram capacitados para operar a ferramenta. Sobre a divulgação do conteúdo, caberá a cada magistrado relator processual fornecer ou não o acesso aos vídeos.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30