TRE-MT e TRT 23ª Região debatem parceria para combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho

Nova iniciativa possibilita que trabalhadores reportem casos de assédio eleitoral por meio da Ouvidoria do TRT.

TRE-MT e TRT 23ª Região debatem parceria para combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região realizaram uma reunião na terça-feira, 23 de abril, para discutir a implementação de uma parceria entre as Ouvidorias das duas instituições. O foco é o combate ao assédio eleitoral entre empregadores e trabalhadores.

Pelo documento, ainda em construção, o trabalhador poderá apresentar sua denúncia de assédio eleitoral ao TRT. Caberá à Justiça trabalhista avaliar se a denúncia é restrita ao âmbito eleitoral ou se também enseja em ações trabalhistas. A denúncia será encaminhada à Ouvidoria do TRE.

“É valioso que as instituições sejam o ponto de recepção das demandas da população, permitindo que recebamos denúncias para encaminhamento e investigação pelo Ministério Público, tanto no âmbito trabalhista quanto eleitoral", destacou o juiz membro do TRE e Ouvidor Eleitoral, Jackson Coutinho.

Para a desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes, Ouvidora do TRT, "o tribunal vai implementar uma parceria onde todas as reclamações e denúncias de assédio eleitoral recebidas pela nossa ouvidoria sejam encaminhadas com garantias de sigilo e seguindo procedimentos adequados. Estamos alinhando políticas de acordo com a resolução para garantir um ambiente seguro para o tratamento das denúncias".

A reunião foi promovida pelo Núcleo de Cooperação Judiciária do TRE-MT. "Este encontro marca um momento importante para a democracia, especialmente no combate ao assédio, uma questão que tem ganhado relevância nacional e está sendo combatida por diversas instituições, com incentivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A criação deste canal de parceria entre a Justiça Eleitoral de Mato Grosso e o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região é um passo significativo para a proteção dos cidadãos", destacou o magistrado de Cooperação Judiciária Eleitoral e juiz da 1ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos.

A operação da parceria será debatida na próxima semana, sendo que o efetivo termo de cooperação deve ser assinado no mês de maio.

Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

"DescriçãodaImagem: Foto da reunião realizada no TRE-MT com a presença da desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes, Ouvidora do TRT, do uiz membro do TRE e Ouvidor Eleitoral, Jackson Coutinho, do magistrado de Cooperação Judiciária Eleitoral e juiz da 1ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, assim como assessoria técnica.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30