Voto Consciente: Partido da Ética e Cidadania faz doação em obra social

A doação foi uma das promessas de campanha do PEC. A eleição dentro do programa Voto Consciente está prevista para ser realizada na última quinzena de outubro.

Voto Consciente

A melhoria do Brasil deve começar em nós. A frase anterior, que para muitos é utopia, tem se tornado realidade frequente na Escola Estadual Professor Rafael Rueda, localizada no bairro Pedra 90, capital de Mato Grosso. Cinco alunos saíram do campo das ideias e conseguiram colocar sorrisos no rosto de aproximadamente 150 crianças. O grupo de alunos iniciou no mês de junho uma campanha para recolher roupas e brinquedos para a Obra Social Espírita Anjo Gabriel, no mesmo bairro, sendo que a entrega do material foi feita na primeira semana de setembro.

 

Tudo começou com a adesão da escola ao programa Voto Consciente, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Os cinco benfeitores (Presidente: Robson; Secretária: Nicolli; Membros Top: Juliana, Gabrielle e Chrigor; e ainda os Professores Maravilhosos: Tereza e Maurício)  formam o Partido da Ética e Cidadania (Pec), um dos cinco partidos que disputam a eleição dentro do programa, prevista para ser realizada na última quinzena de outubro. A doação foi uma das promessas de campanha do PEC.

 

“No programa Voto Consciente, diferente das campanhas tradicionais, as propostas de campanha devem ser realizadas antes da eleição, assim todos os partidos precisam trabalhar e envolver a escola como um todo. Este é um processo que os jovens levam para toda vida, de envolvimento com a política, da necessidade de cumprimento dos compromissos assumidos, assim como dificuldades envolvidas”, destacou a responsável pelo programa e secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Janis Eyer Nakahati.

 

A transformação tem acontecido dentro da escola, um exemplo aconteceu na última semana de agosto. Outro partido que concorre ao pleito, o Partido da Educação e do Meio Ambiente (Pema) se uniu aos adversários e promoveu uma limpeza geral. Eles lavaram a quadra de esportes, carpiram o quintal onde pretendem cultivar uma horta, recolheram muitos sacos de lixo e limparam entre as árvores, onde devem colocar redes de descanso para desfrutarem do intervalo escolar.

Ainda concorrem ao pleito o PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).

 

Conheça o programa Voto Consciente

O programa Voto Consciente teve início em abril deste ano, nas escolas Rafael Rueda (bairro Pedra 90), Padre Firmo Pinto Duarte Filho (bairro Flor do Cerrado), Padre João Panarotto ( CPA IV), Professora. Adalgisa de Barros (Jardim Aeroporto/ Várzea Grande), Professor Rafael Rueda (Pedra 90).

 

No momento os alunos trabalham suas propostas para suas respectivas escolas e comunidades escolares. Na maioria das vezes, cumprem as promessas antes mesmos da votação. As eleições serão realizadas em outubro deste ano.

 O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), com o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e a participação política livre, democrática e consciente.

A iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores e a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.

 

 

Matéria: Daniel Dino e Mariane Oliveira

Assessoria TRE-MT

 

 

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

Últimas notícias postadas

Recentes