Diretor Geral do TRE-MT participa de evento com ministro do TCU sobre governança no setor público

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Nilson Bezerra, foi um dos participantes do evento.

A eficiência na gestão dos recursos públicos, em especial na sua aplicação no Poder Judiciário, ...

A eficiência na gestão dos recursos públicos, em especial na sua aplicação no Poder Judiciário, foi o tema de uma palestra realizada nesta sexta-feira (21.09) pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. “Na maioria das áreas, o dinheiro público não é bem aplicado. A falta de governança não é exclusiva à União, está em todos os níveis. O Brasil tem dificuldade no crescimento porque não tem um bom planejamento como um todo”. O evento foi realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, e reuniu representantes dos tribunais de Contas, Justiça e Eleitoral.

 O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Nilson Bezerra, foi um dos participantes do evento. Ele destacou que o tribunal possui desde fevereiro de 2016 sua Rede Interna de Governança, com objetivo de proteger o patrimônio público e os valores da Justiça Eleitoral, consolidar um modelo de gestão amplo e otimizado; identificar, tratar e direcionar as questões estratégicas; focar as ações e estratégias do Tribunal em resultados para os cidadãos e usuários dos serviços; gerenciar riscos; desenvolver a capacidade e a eficácia do corpo diretivo do Tribunal; e envolver efetivamente os stakeholders na gestão.

 “As decisões gerencias no TRE-MT são adotadas de maneira colegiada. Trata-se de um mecanismo que reduz a possibilidade de ações equivocadas, uma vez que várias pessoas avaliam os impactos de cada decisão, sempre com foco em ampliar e melhorar as entregas realizadas pelo tribunal”, destacou Nilson.   

 O ministro do TCU destacou que no geral, os órgãos públicos apresentam baixos níveis em quase todos os componentes de avaliação, como treinamento, avaliação de gestores, planejamento e metas de desempenho, o que prejudica a qualidade dos serviços públicos.

A maioria dos órgãos pesquisados pelo TCU (55,4%) está em um nível inicial de boas práticas de governança. Já 37% apresentaram nível intermediário, enquanto apenas 7,6% estão em nível aprimorado.

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TER-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30