Mesários do Programa Voto Consciente recebem treinamento do TRE-MT

Dia 6 de novembro, a partir das 8h30, ocorrerá a cerimônia de diplomação dos partidos vencedores.

Alunos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), cumprindo com seu compromisso na formação de uma sociedade democrática, realizou nesta quarta-feira (10.10) o treinamento dos mesários do programa Voto Consciente. Jovens das escolas estaduais Professor Rafael Rueda, Padre Firmo Duarte, Padre Panarotto, e Adalgisa de Barros, aprenderam o funcionamento das urnas eletrônicas e como proceder no dia das eleições nas suas escolas.

 “O Programa Voto Consciente terá suas eleições na próxima semana. Diferente das campanhas tradicionais, as propostas de campanha devem ser realizadas antes da eleição, assim todos os partidos precisam trabalhar e envolver a escola como um todo. Este é um processo que os jovens levam para toda vida, de envolvimento com a política, da necessidade de cumprimento dos compromissos assumidos, assim como dificuldades envolvidas”, destacou a responsável pelo programa e secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Janis Eyer Nakahati.

  Para Igor Eduardo Lima Rocha, estudante do 2º ano do Ensino Médio, Escola Padre Panarotto, “o Programa Voto Consciente dá uma base para não sermos enganados. É muito importante termos uma base sobre política, entender realmente a função do voto. Aprendemos muito sobre as urnas, o seu surgimento, e como ela é confiável. No dia da eleição recebemos um monte de notícias no Whatzapp, mas agora tenho certeza que é tudo fake”

 Outra jovem que atuará como mesária é Emily monteiro da Cruz, estudante do 1º ano da Escola plena Rafael Rueda. “É um programa importante para o jovem, que começa a descobrir a justiça eleitoral, que está se preparando para votar. É importante buscarmos sempre buscar a verdade, saber escolher os candidatos para não se arrepender no futuro. Estamos nos preparando para um dia sermos mesários e participarmos de todo o processo”

 Confira abaixo a programação das eleições do Voto Consciente:

 Dia 6 de novembro, a partir das 8h30, ocorrerá a cerimônia de diplomação dos partidos vencedores.

 

1) Escola Estadual Prof. Rafael Rueda

Rua Caruaru, 101, Pedra 90 - Cuiabá

Eleições: 16/10

 

2)  Escola Estadual  Padre Firmo Duarte

Rua E, 412 – Condomínio Flor Do Cerrado - Cuiabá

Eleições: 17/10

 

3) Escola Estadual  Padre Panarotto

Rua 64, Quadra G, CPA IV, 2º etapa, S/N – Jardim Brasil - Cuiabá

Eleições: 18/10

 

 4) Escola Estadual Profª. Adalgisa de Barros

Rua Governador Pedro Pedrossian S/N - jardim Aeroporto - Várzea Grande

Eleições: 19/10

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30