Alunos do Programa Voto Consciente prestam contas das ações 2018

As eleições serão realizadas entre os dias 16 e 19 de outubro

Programa Voto Consciente Rafael Rueda

Os alunos participantes do Programa Voto Consciente 2018 apresentaram os resultados de suas promessas de campanha. As eleições serão realizadas entre os dias 16 e 19 de outubro, sendo que neste ano participam do projeto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) as Escolas Estaduais Adalgisa Barros, Padre Panarotto, Rafael Rueda e Padre Firmou Duarte. Diferente das eleições tradicionais, no projeto os alunos formam partidos políticos e fazem propostas para os eleitores (todos os alunos da escola), porém, as promessas devem ser cumpridas antes do dia da eleição.    

Escola Prof. Rafael Rueda (Pedra 90)

A prestação de contas foi feita de forma coletiva, com apresentação de slides, músicas, palestras e muito debate sobre a situação da escola e comunidade. Como promessas cumpridas, os alunos implementaram o Dia da Saúde, iniciaram a revitalização da horta da escola, limparam o quintal dos fundos do colégio, lavaram a quadra de esportes, realizaram o Soletrando (gincana de português), arrecadaram roupas e agasalhos para distribuição a uma entidade beneficente, ainda realizaram o Dia da Beleza para estudantes, funcionários e professores.

“É importante notar que essa etapa do Programa Voto Consciente 2018 teve por objetivo esclarecer os alunos eleitores da prática ou não dos partidos políticos quanto ao aprendizado e execução de uma premissa: Prometer e cumprir! Foram muitas medidas e ações transformadoras da realidade escolar”, destacou a servidora do TRE e psicóloga, Kelly Cristina Esteves Ferreira.

Ela comentou a sensação de realização sentida pelos alunos. “Percebemos que os integrantes dos partidos bem trabalharam esse aprendizado e foi gratificante observar o modo singular de cada estudante ao dizer: nosso partido prometeu essas ações ao início da campanha eleitoral e realizou estas. Alguns partidos justificaram a impossibilidade de cumprimento total das promessas, o que foi aceito pelos estudantes eleitores, mas em sua maioria, as ações prometidas foram executadas”!

Escola Estadual  Padre Firmo Duarte

Já a apresentação de prestação de contas foi feita de forma individualizada na Padre Firmo. O Pema (Partido da Educação e Meio Ambiente) organizou um canteiro de horta na escola. Os alunos também buscaram o apoio de uma Secretaria do Estado para efetuar a limpeza da frente da escola, mas não obtiveram o necessário. 

O PEC (Partido da Ética e Cidadania) reativou a rádio nos intervalos escolares, produzindo um mini jornal. A rádio também disseminou mensagens motivacionais aos alunos. A feira de ciências foi outra ação realizada pelo PEC.

O PCEL (Partido da Cultura, Esporte e Lazer) realizou a festa junina da Escola. Eles buscaram as autoridades com vistas à execução da obra de construção da quadra de esportes. Os alunos desse partido conseguiram apoio com uma deputada estadual, e receberam a resposta do governador do Estado de que a construção da quadra da escola Padre Firmo havia sido licitada, porém, mas mais adiante, a Secretaria de Estado de Educação noticiou ao PCEL que a licitação foi cancelada por falta de orçamento. “Os alunos vão continuar lutando para trazer a construção da quadra para a escola, mesmo após a conclusão do Programa Voto Consciente no corrente ano”, reforçou a psicóloga.

Por seu turno, o PRD (Partido do Respeito à Diversidade) promoveu rodas de conversas sobre racismo e bullying, buscando conscientizar os estudantes dessa tão nociva prática entre os colegas. Tudo isso com o objetivo de melhorar a convivência no ambiente escolar. 

O PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde) com os seus integrantes realizaram conscientização durante as visitas nas salas, convidando os alunos a ajudarem na manutenção da escola e da organização das salas de aulas. Houve também uma Palestra sobre Depressão e Suicídio, realizada para os alunos, com as psicólogas Carolina Weber e Bruna Vaz. 

Escola Estadual  Padre Panarotto

Todos os alunos exercitando uma prática política tranquila e respeitosa expuseram suas propostas inicialmente formuladas e disseram aos eleitores aquelas que cumpriram, trazendo melhorias para a comunidade escolar.

 O PEMA mostrou aos alunos eleitores a sua ação de combate ao desperdício de alimentos na escola, que começou com a conscientização dos alunos, através de um vídeo apresentado na semana que antecedeu a prática no refeitório, em que as sobras de alimentos, após o almoço foram recolhidas e pesadas. Essa ação deu aos alunos do 1º ano B, intitulada Prato Limpo, a vitória na competição entre as salas. Eles evitaram o desperdício comendo toda a refeição servida no prato durante os três dias de competição. Zero desperdício!

 Já o PEC prometeu a realização da palestra sobre preconceito, homofobia, racismo para os alunos, o que será implementada na semana da eleição. O Partido da Ética e Cidadania também se aliou ao demais partidos políticos para a campanha da escola em ajuda à estudante que teve a casa da família incendiada. A escola se reuniu para a doação de roupas e alimentos à família da estudante e todos os partidos se mobilizaram nessa ação conjunta.

 O PDVS realizou diversas rodas de conversas/grupo de apoio com os estudantes que se reuniram em torno de temas importantes para eles, sempre com a participação da psicóloga do TRE envolvida no programa. Outra ação do PDVS: envio de mensagens motivacionais aos alunos por meio da Radio Escolar e durante a acolhida na escola. Fizeram o Painel Como Estou Hoje para conhecerem o estado emocional dos alunos quando chegam na escola e para identificar a necessidade de intervenção e das rodas de conversas.

O PCEL cumpriram suas 6 propostas: Deram início aos trabalhos da Rádio Escolar, alegrando a escola com músicas, promovendo informações e a comunicação de recados importantes para a comunidade escolar. Efetivou, assim um meio de comunicação mais ampliado na escola. Realizou a Gincana Cultural com a Semana do Estudante. Criou a Caixa da Verdade para recolher as sugestões e comentários e reclamações dos estudantes. Formou uma Comissão Permanente em prol da quadra escolar com objetivo de executar e manter a limpeza, a conservação e o monitoramento da conservação da quadra. O PCEL também promoveu o Torneio Interclasse, criou o Jornal-Mural, e todas essas propostas visando tornar a escola um ambiente mais agradável.

 Sobre a Escola Adalgisa de Barros, a reunião de prestação de contas foi realizada internamente. Os partidos políticos apresentaram as propostas nas salas de aula diretamente aos alunos eleitores.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30