Visita guiada: Alunos do Colégio Notre Dame de Lourdes conhecem o TRE-MT

Ao todo, 115 estudantes do 8º ano

Visita Notre Dame

Alunos do colégio Notre Dame de Lourdes fizeram uma visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) nesta quinta-feira (22/03). Ao todo, 115 estudantes do 8º ano visitaram o memorial da Justiça Eleitoral, depósito de urnas eletrônicas, acompanharam a sessão plenária.

Os alunos foram recebidos pela servidora Adriana Faverão da Escola Judiciária Eleitoral do TRE. "Eu quero que todos os alunos e professores sejam bem-vindos a este Tribunal e que nossa manhã seja produtiva e prazerosa a todos. Queremos passar aos nossos futuros eleitores uma consciência cidadã para que usem o voto para combater qualquer tipo de corrupção", falou.

Os estudantes tiveram vários momentos pedagógicos e puderam tirar dúvidas e desfazer alguns mitos sobre a Justiça Eleitoral. "Aprendi o que é o voto nulo e branco. Agora sei que esses votos não vão para ninguém. Também descobri que a urna é somente ligada a energia e não tem qualquer tipo de contado com alguma rede de Internet, e que acima de 70 anos não é obrigatório votar, assim como quem tem 16 e 17 anos", disse o aluno Gabriel Silva de Almeida, de 13 anos.

O professor de geografia, Bruno Chico falou um pouco sobre a importância de estar realizando essa atividade com os estudantes. "É uma grande satisfação trazer os alunos no Tribunal Eleitoral, especialmente, neste ano de 2018 que vamos ter uma Eleição Geral. Na faixa etária dos meus alunos, no próximo pleito eleitoral, alguns deles já vão ter idade suficiente para votar. Então, esses exercícios de democracia são muito bons e podem transformar a sociedade".

Para a estudante Marina Murakami Su, de 13 anos a visita foi proveitosa. "Conheci mais sobre a questão do voto, e descobri mais sobre a Justiça Eleitoral e se o voto é direito ou obrigação. Foi uma aula muito boa, conheci pessoas que me explicaram e tiraram minhas dúvidas sobre a política brasileira".

Os estudantes estavam acompanhados de dois professores e duas inspetoras.

Presidente do TRE deu boas-vindas aos estudantes

Bem descontraído, o presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal conversou com os estudantes. "Sejam todos bem-vindos a este Tribunal nesta manhã de outono. Realmente, é uma alegria ver tantos jovens aqui. A Justiça Eleitoral tem a grande missão de conduzir o processo democrático deste país, e a partir dos 16 anos vocês serão os clientes desta Justiça. Nós, magistrados, que estamos aqui, somos pessoas do ontem e de hoje, e vocês, que estão aí, são as pessoas do hoje e do amanhã", disse.

A juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques falou especialmente com as estudantes mulheres. "Vocês podem alcançar qualquer cargo, se isso for seu desejo. Todos os espaços públicos também são destinados as mulheres. Homens e mulheres, em parceria e com direitos iguais. Só precisamos acreditar que podemos alcançar qualquer objetivo".

 

Texto produzido pelo estagiário Leonardo Mauro de Souza com a supervisão da Jornalista Andréa Martins Oliveira

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30