TRE-MT realiza 1ª Oficina de Identificação de Riscos

A oficina está sendo promovida em parceria entre a Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão (ASPLAN), a Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria (CCIA) e a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento.

Primeira Oficina de Avaliação de Riscos do TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realiza nesta semana, de 21 a 24, a 1ª Oficina de Identificação de Riscos. Com objetivos didáticos e também operacionais, o evento visa propiciar aos servidores instrução sobre procedimentos de identificação, avaliação, análise e mensuração de riscos nos processos de pregão para registro de preços, dimensionamento da força de trabalho e gestão de contratos.

A oficina conta com a participação de cerca de 30 pessoas, incluindo secretários, coordenadores, chefes das seções e servidores que possuem conhecimento dos processos que serão analisados.

Além da identificação de riscos relevantes, o evento propiciará a habilitação dos participantes a promover oficinas semelhantes no âmbito de atuação de suas unidades. Toda a oficina segue as determinações contidas na Resolução nº 1719/216/TRE/MT.

A oficina está sendo promovida em parceria entre a Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão (ASPLAN), a Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria (CCIA) e a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento.

Para o coordenador da CCIA, Daniel Taurines. "A gestão de riscos é uma providência muito salutar à Governança das instituições e bastante cobrada pelos órgãos de controle como o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Contas da União, Tribunal Superior Eleitoral. O TRE-MT precisa estar atento e atualizado com relação ao assunto".

Facilitador do evento e chefe da seção de Auditoria Técnica, o servidor Benedito Antonio da Costa explica que o evento conta com metodologia inovadora, preparada especialmente para o TRE-MT. "Estão sendo utilizadas escalas de probabilidade e impacto próprias, e também inovamos em algumas fases do fluxo de identificação. Utilizamos de forma pioneira, por exemplo, a escala matemática chamada de 'sequência de Fibonacci', para dar coerência às matrizes geradas. Para o processo de avaliação dos controles, analisamos diretamente a mitigação sobre a probabilidade e o impacto próprias, método que simplifica e dá muita robustez ao modelo".

A oficina visa também aprimorar a cultura organizacional em relação à necessidade de análise de riscos serem feitas em todas as instâncias organizacionais.

 Jornalista: Andréa Martins Oliveira

Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/

Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt

Siga o TRE-MT no Instagram: https://www.instagram.com/tre_mt

 

 

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30