Pleno do TRE, servidores e advogados prestam homenagens ao desembargador Luiz Ferreira da Silva

Desembargador Luiz Ferreira da Silva

O Corregedor Regional Eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Luiz Ferreira da Silva, foi homenageado pela presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Helena Póvoas, juízes membros do Pleno, servidores e advogados que compareceram à sessão plenária nesta terça-feira, 21 de março. Esta foi a última sessão plenária com participação do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que usufruirá período de férias acumuladas na Justiça Estadual, retornando ao TRE-MT para a posse da nova diretoria, em abril.

 
"Não poderia deixar de expressar de público o pesar pelo iminente término do profícuo e agradável convívio nesta seara eleitoral com tão culto, ponderado, objetivo e justo julgador, com figura tão carismática e de presença tão marcante e acolhedora. Neste biênio que ele e eu estamos prestes a concluir nesta Casa, pude ampliar minha admiração pelo diligente Corregedor e eficiente Vice-Presidente, qualidades que neste período engrandeceram e elevaram o nome desta digna Instituição que se propõe a ser guardiã da democracia, ao preservar a lisura dos pleitos. O momento é de despedida, mas também de agradecimento e reconhecimento do destacado papel que Sua Excelência tão galhardamente exerceu no comando dos trabalhos de orientação e fiscalização dos cartórios eleitorais (como corregedor); e nas atividades próprias de juiz membro, frente às variadas representações eleitorais de que foi relator, ou no contexto dos demais votos que proferiu, sempre atento aos detalhes mais sutis do direito material e processual (como Vice-Presidente)", destacou a desembargadora Maria Helena Póvoas.
 
A desembargadora também falou sobre a satisfação que teve por ter dividido com o desembargador Luiz Ferreira, a direção do TRE-MT. "Sua parceria contribuiu sobremaneira para uma suave, mas segura administração e resolução dos problemas, especialmente na condução das complexas e múltiplas atividades relativas à eleição de 2016. Posso tranquilamente aquilatar que Deus tem me brindado com bons momentos em minha vida e este ciclo que agora está prestes a se completar foi, sem dúvida, um desses fabulosos momentos, uma abençoada experiência. E o foi, em grande extensão, pelo raro companheirismo e segurança que provieram do caráter íntegro, que é típico deste grande cultor da língua portuguesa e do Direito. Me emociono ao lembrar da nossa posse, quando pela primeira vez, dois membros de origem do quinto constitucional assumem o comando e direção do TRE. Entrei com um colega desembargador, saio daqui com um amigo", concluiu a desembargadora Maria Helena Póvoas.
 
O juiz membro Paulo Cézar Alves Sodré ressaltou características que considera marcantes no desembargador Luiz Ferreira. "O desembargador tem uma alegria, uma risada fácil que contagia o ambiente. Essa é uma das características que faz falta nos homens públicos que é ser sério, sem perder o bom humor. Além disso, sua experiência como advogado ao longo de décadas e como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso lhe muniram de capacidade para pegar-se em detalhes materiais e técnicos dos votos e dos processos, o que fez com que essa Corte não cometesse equívocos. Essa experiência nos protegeu e blindou. Além disso me encanta no desembargador sua visão social ao atuar como corregedor, como supervisor do Gabinete de Metas, sempre articulando a realização de projetos".
 
Também prestou homenagens ao desembargador o juiz membro Rodrigo Roberto Curvo. "Atuo aqui como aprendiz, aprendendo com a maestria com que o desembargador Luiz Ferreira julga, sempre com equilíbrio e serenidade, sem deixar, no entanto, o bom humor. Me sinto honrado por ter conseguido absolver um pouco da sua experiência. Aproveito para destacar sua atuação como Corregedor, pois além de corrigir, teve a preocupação de orientar, não só os magistrados, mas os servidores da Casa. Deixou uma marca indelével de atuação".
 
O juiz membro Marcos Faleiros da Silva ressaltou que aprendeu muito com o desembargador Luiz Ferreira. "Tenho aprendido com ele ao longo dos anos. O magistrado, principalmente no início de carreira, aprende muito com os advogados, em especial, com os grandes advogados. Tive a oportunidade de trabalhar como magistrado em processos no qual Luiz militou como advogado, ocasiões em que aprendi muito com ele. E continuei aprendendo mesmo quando a advocacia o emprestou para a magistratura por meio do quinto constitucional".
 
O juiz membro Ulisses Rabaneda dos Santos falou do privilégio que é poder trocar experiências com o desembargador Luiz Ferreira. "Me considero um privilegiado, pois estive com Vossa Excelência na advocacia na lida diária, não só no exercício profissional, mas também Institucional. Estamos juntos no TJ, eu na qualidade de advogado e Vossa Excelência de julgador e agora aqui, no TRE, por um breve período. Vossa Excelência a cada dia me surpreende mais, na advocacia foi um destacável advogado e após no TJ, quando compôs uma Câmara Criminal, onde se tornou uma referência pelos votos, pela serenidade e pela forma com que julga. Já aqui no TRE é perceptível o respeito que todos têm pela sua atuação. Gostaria de ter ficado aqui um maior tempo com Vossa Excelência para ter uma tranquilidade nos momentos mais completos para ouvir sua experiência".
 
O procurador regional eleitoral, Cleber de Oliveira Tavares Neto, parabenizou o desembargador pela forma com que sempre recebeu todos os colegas e servidores. "Dr. Luiz ilumina nossas manhãs. Quando entramos aqui, podemos estar com qualquer problema, deparamos com ele com um sorriso caloroso e podemos começar com o dia bem".
 
"Essa Corte respeita o seu trabalho, seja na advocacia, seja no Judiciário. Sempre transmitindo tranquilidade e segurança para que possamos bem trilhar o caminho da Justiça, sem privilégios e descriminação", destacou o juiz membro substituto Divanir Marcelo de Pieri.
 
O desembargador Luiz Ferreira agradeceu a todos pelo carinho. "Vai ser difícil externar em palavras o que vai no meu peito neste momento. Quero dizer da satisfação que foi estar ao seu lado (para a desembargadora Maria Helena Póvoas) presidindo esta Corte. Não teve dificuldade nenhuma, pois mais afável do que eu está Vossa Excelência, que tem um sorriso largo, com jeito de mãezona. Pessoa de fino trato, grandeza ímpar, que sabe delegar. Quero agradecer cada um dos membros e também aos servidores da Casa, principalmente da Corregedoria, sem os quais não teria atingido a produtividade que atingi".
 
Os advogados José Patrocínio de Brito Júnior, Flávio Alexandre Martins Bertin e Elvis Klauk Júnior também usaram a tribuna para prestar homenagens ao desembargador.
 
Jornalista: Andréa Martins Oliveira 
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30