Biblioteca do TRE-MT é bem avaliada pelos usuários que ressaltam a qualidade do acervo e da infraestrutura

TRE-MT é bem avaliada pelos usuários

Visão Geral da Biblioteca

"A biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso é uma das melhores que já frequentei. É completa em termos de organização, qualidade do acervo e de facilidades, como o acesso à Internet". Este depoimento é do administrador Genildo Francisco da Silva. Ele está entre as dezenas de usuários que frequentam a biblioteca do TRE-MT, que possui um acervo de quase 5 mil livros, além de uma plataforma digital. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 13:30h.

 

Para o analista da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso, Michel Maran Filgueira que frequenta a biblioteca há dois anos, a qualidade do atendimento é um grande diferencial. "O espaço é bom, o ambiente é iluminado e climatizado. Mas o diferencial está no atendimento. Os servidores são amigáveis, prestativos e sempre dispostos a ajudar".

 

A biblioteca do TRE também foi bem avaliada pela servidora pública estadual Jakeline Carneiro Simi Espírito Santo. "Estou estudando para concurso e faz um ano que utilizo o espaço todos os dias. A estrutura é confortável e o atendimento é ótimo".

 

O acervo da biblioteca do TRE-MT é composto por publicações nas áreas de direito administrativo, penal, processual penal, civil, processual civil, previdenciário e outras áreas do direito e do conhecimento (ciências sociais/política, administração pública, contabilidade, informática, língua portuguesa, história, geografia, temática regional – MT).

 

A biblioteca dispõe também de uma assinatura da Plataforma Fórum de Bibliotecas Digitais da empresa Editora Fórum. Trata-se de fonte confiável de conteúdo exclusivo que está organizado em quatro bibliotecas digitais: a biblioteca Digital de Livros 2016/2017 com 104 obras; a biblioteca Digital Fórum de Direito (Periódicos) com 43 títulos de periódicos, sendo 12 coleções, com mais de 3.000 volumes iniciais, que reúnem ampla doutrina de renomados autores nacionais e internacionais, jurisprudência selecionada e legislação das diversas áreas do Direito, além de conteúdos diversos, tais como entrevistas, tendências jurisprudenciais e informativo com atualização diária; a biblioteca Digital Fórum de Códigos, com 20 códigos e a Coleção Digital Fórum Jacoby de Direito Público, composta por 13 obras do Professor Jorge Ulisses Jacoby.

 

A Chefe da Seção da Biblioteca e Editoração do TRE-MT, Lener Aparecida Galinari, destaca algumas vantagens da Plataforma. "Os livros podem ser acessados de forma simultânea e ilimitada pelos usuários da Biblioteca; liberdade para copiar, colar, imprimir e exportar trechos das obras, eliminando assim, a digitação; sistema de busca por informações de forma simples e rápida, bastando digitar palavras chaves, organização segundo as normas da ABNT. Por fim, o conteúdo pode ser acessado em qualquer equipamento de comunicação – celular, tablete, notebook etc. com acesso à Internet".

 

A biblioteca do TRE-MT conta com duas bibliotecárias e está instalada na Casa da Democracia – situada ao lado da Sede do Tribunal, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

 

Todos cidadãos podem ter acesso aos livros no intuito de consulta, pesquisa e leitura, porém, empréstimos são permitidos somente para os servidores do Tribunal.

 

"O Tribunal disponibiliza um vasto acervo atualizado para subsidiar os trabalhos de consultas, pesquisas e estudos dos usuários. Acreditamos que promover o conhecimento é garantir um futuro melhor para todos nós", ressaltou Lener.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30