TRE-MT convida sociedade para um passeio virtual de 360º pelo Memorial da Justiça Eleitoral de MT

Por meio de uma navegação interna em 360º graus, o navegante poderá conhecer um pouco da história da Justiça Eleitoral Mato-Grossense

TRE-MT MEMORIAL DA JUSTIÇA ELEITORAL

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convida os cidadãos e as cidadãs para um passeio virtual pelo Memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense. Por meio de uma navegação interna em 360º, o navegante poderá clicar nos itens expostos e obter informações sobre as urnas eletrônicas e sua evolução e marcos do processo eleitoral brasileiro. Clique aqui e faça uma visita virtual. 

 

Pelouros, urnas de metal, de madeira e de lona utilizadas em eleições do século passado, o primeiro protótipo da urna eletrônica e uma série de registros fotográficos que contam a história da Justiça Eleitoral mato-grossense estão disponíveis no Memorial. Entre os destaques dos objetos expostos está a ‘Máquina de Votar’, como era chamada o primeiro protótipo da urna eletrônica desenvolvido por um ex-servidor do TRE-MT, Luiz Roberto da Fonseca.

 

O espaço foi inaugurado em março de 2011 com o objetivo de recuperar, preservar, valorizar e divulgar a história da Justiça Eleitoral Brasileira, além de contribuir para consolidar a memória institucional do Poder Judiciário. Todos os anos, visitam o local mais de mil pessoas, entre eleitores, estudantes do ensino médio e acadêmicos de direito.

 

O Memorial está instalado na Casa da Democracia - prédio anexo ao TRE e fica aberto ao público em dias úteis, das 07:30 às 13:30hs. No entanto, por conta da Pandemia da COVIC-19, a visitação presencial no local está suspensa.

 

“Neste período de pandemia, com o fechamento de muitos espaços culturais, a visitação virtual pelo Memorial da Justiça Eleitoral é uma excelente opção para aquisição de conhecimento. Há nesse espaço informações valiosas que precisam ser difundidas, ainda mais no cenário atual, onde o sistema eletrônico de votação tem sido objeto de embates políticos”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

#PraTodosVerem: Imagem com bordas azuis e no centro, a foto do Memorial da Justiça Eleitoral com este nome identificado na parte superior. Na parte inferior está escrito: Faça um tour virtual em www.tre-mt.jus.br. No canto inferior direito, a logo do TRE-MT.

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30