Inscrições para Teste Público de Segurança podem ser feitas até esta quarta-feira

O TPS visa fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação

Imagem com a logo do TPS: Desenho de um cadeado com a sigla, TPS, ou seja Teste Público de Segur...

Os interessados em participar da sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS), realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podem se inscrever até esta quarta-feira (29.09). Qualquer brasileiro maior de 18 anos, que atenda aos requisitos do edital, pode fazer a inscrição.

 

Para participar, basta preencher o formulário de pré-inscrição e apresentar os documentos necessários via e-mail (tps2021@tse.jus.br), Correios ou presencialmente no Protocolo Administrativo do TSE. O formulário e outras informações sobre o assunto podem ser acessados aqui.

 

Todas as regras e informações referentes ao TPS 2021 podem ser encontradas no edital do evento. No dia 30 de setembro, o TSE publicará a lista com as pré-inscrições aprovadas e abrirá prazo para a proposição de recursos relativos a esta etapa.

 

O evento é realizado desde 2009, preferencialmente em anos não eleitorais, com a finalidade de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como obter contribuições dos participantes para a melhoria do processo eleitoral.

 

Em 2021, o TPS ocorrerá no período de 22 a 26 de novembro, na sede do TSE, em Brasília (DF). Durante o encontro, os participantes tentam quebrar as barreiras de segurança do voto eletrônico.

 

Novidades

 

O TSE aumentou o tempo de inspeção do código-fonte da urna eletrônica de uma para duas semanas e o escopo de programas submetidos à análise dos investigadores. Agora, o TPS inclui os sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas no dia da votação (Módulo Sorteio); os sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso (Módulo Votação); o Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP) e o Verificador de Integridade e Autenticidade de sistemas eleitorais (AVPART), utilizados para a verificação de resumos digitais (hashes) e assinatura digital nas urnas eletrônicas.

 

O número de participantes também foi ampliado, de 10 para 15 inscritos, que podem trabalhar de forma individual ou em grupos formados por até cinco membros.

 

Jornalista: Nara Assis (com informações do TSE)

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo branco e sobre ela a imagem de um cadeado na cor cinza com um detalhe em verde. Ao lado, está escrito TPS em verde e 2021 em cinza.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30