TRE aplica teste de perfil motivacional nos servidores como estratégia de Gestão de Pessoas

O teste psicológico HumanGuide permite identificar o perfil motivacional e comportamental do servidor e construir um banco de talentos para fins de seleção interna, mudança de lotação e ações de capacitação.

imagem mostra pessoas andando sobre possibilidades de um novo futuro
imagem: Blog desenvolvimento pessoal CEGOC

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso adotou mais uma ferramenta estratégica para gerir sua força laboral com excelência. Trata-se do teste psicológico HumanGuide que visa o desenvolvimento de indivíduos, equipes e organizações a partir do autoconhecimento e da concordância entre o perfil pessoal e o perfil de exigência profissional. Os 270 servidores da Instituição foram convidados pela Secretaria de Gestão de Pessoas a responderem o questionário no decorrer deste mês. O resultado da pesquisa será útil para a adoção de diversas ações estratégicas na área de Gestão de Pessoas.


“Com o Teste poderemos detalhar as características motivacionais e de personalidade de cada servidor e ainda seu perfil psicológico. É possível cruzar o perfil individual e a função almejada. Vamos construir um banco de talentos para fins de seleção interna e mudança de lotação”, explicou o secretário de gestão de pessoas, Valmir Milomem.


Mas os benefícios do HumanGuide não param por aí. A psicóloga organizacional do TRE, Viviane Zaitum Damacena, explica que a ferramenta “nos fornece uma visão geral de quais áreas requerem investimentos em ações de capacitação, além de nos permitir conhecer a sinergia da equipe para melhor administração de conflitos interpessoais”.


A participação do servidor ocorre de forma individual por meio do preenchimento de questionário virtual. Após o preenchimento, a psicóloga deste Tribunal, certificada pela metodologia HumanGuide, valida o resultado e fornece o feedback por e-mail para cada servidor. Atualmente, já participaram 162 servidores da Sede e dos Cartórios Eleitorais.

Após a aplicação do teste, a SGP dará início a identificação do perfil das unidades do Tribunal, a análise da sinergia da equipe e realização de feedbacks dos resultados com cada gestor das unidades.

Entenda o teste

O HumanGuide foi criado e desenvolvido por Rolf Kenmo em 1999 na Suécia, baseado na teoria de Leopold Szondi. Foi criado a partir de uma parceria entre psicólogos e psiquiatras para desenvolver um instrumento rápido, econômico, e seguro para a definição do perfil motivacional dos servidores e consequente aplicação no contexto organizacional. A aplicação do teste pode ser realizada somente por psicólogo certificado pela metodologia HumanGuide.

Para alcançar os resultados, o teste analisa 8 características motivacionais do indivíduo: força, sensibilidade, exposição, qualidade, imaginação, estrutura, contato e estabilidade.


Jornalista: Andréa Martins Oliveira / TRE-MT

 

#PraTodosVerem: Imagem de uma superfície rompida, sobre a qual pessoas caminham no lado esquerdo. No centro, a imagem de um lápis que desenha uma linha para que as pessoas chegue até o o outro lado.

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30