Visita de Cortesia: Presidente do TRE-MT e o da Funai falam sobre firmar parceria em prol do eleitorado indígena

Em Mato Grosso há 12.707 eleitores indígenas cadastrados.

TRE-MT FUNAI VISITA CORTESIA

Estabelecer parcerias para promoção de ações em prol do eleitorado indígena de Mato Grosso. Esse foi o principal assunto discutido, nesta quinta-feira (02/12), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, que esteve na sede do TRE-MT, para uma visita de cortesia.

“Vai ter o período eleitoral agora, e o TRE pode contar com a Funai para produção de cartilhas, palestras presenciais de conscientização, enfim, qualquer inciativa que beneficie o eleitorado indígena do Estado. Sabemos que eles carecem de informações, possuem algumas dificuldades para o exercício do voto e estamos aqui, para atuar como parceiros no que for necessário”, garantiu o presidente da Funai, que aproveitou a visita para entregar ao desembargador um exemplar do livro “Funai – Autonomia e Protagonismo Indígena”.

O presidente do TRE agradeceu a disponibilidade da Funai em firmar as parcerias, as quais destacou serem de extrema importância. “Temos em Mato Grosso, 63 seções eleitorais distribuídas em 50 comunidades indígenas situadas grande parte em regiões de difícil acesso, totalizando 12.707 eleitores. Para garantir a esse eleitorado o exercício do voto no dia da eleição é necessária uma logística específica, que muitas vezes, envolve aeronaves, barcos, percursos em estrada sem pavimentação, além é claro, do apoio do exército brasileiro. A Justiça Eleitoral preza por todo seu eleitorado, sem distinção. De forma conjunta vamos pensar em ações que sejam benéficas aos nossos eleitores indígenas”.

A Funai também compõe o Gabinete de Gestão Integrada do TRE-MT, que no ano eleitoral, elabora o plano de segurança e logística a ser aplicado nas eleições. O GGI tem em sua composição representantes do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha, Secretaria Municipal de Trânsito de Cuiabá, além de empresas fornecedoras de energia elétrica e água na Capital.

Também acompanharam a visita de cortesia, o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Diogo e o diretor de promoção ao desenvolvimento social da Funai, Fernando Fantazzini.