Página interna do portal

Zonas Eleitorais realizam conferência visual de urnas eletrônicas para 2º turno

Procedimento é realizado no estado todo, de acordo com programação de cada uma das 57 Zonas Eleitorais

TRE-MT Zonas Eleitorais de Cuiabá realizam conferência visual de urnas eletrônicas

A preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno das Eleições Gerais de 2026 entra na reta final. Nesta quinta-feira (22.10), a 51ª e a 55ª Zonas Eleitorais (ZEs), ambas de Cuiabá, realizaram a conferência visual de 758 equipamentos, em cerimônia pública no Depósito de Urnas, na Casa da Democracia. Aberta à sociedade e às entidades fiscalizadoras, a etapa reforça a transparência do processo eleitoral e marca a conclusão dos preparativos para o transporte das urnas aos locais de votação. 

 

A conferência consiste em checar os dados constantes na tela inicial da urna, com a ligação dos equipamentos, além dos lacres de segurança, que também passam por uma última verificação.  

 

Na 51ª Zona Eleitoral, foram conferidas 383 urnas, sendo 349 de seção e 34 de contingência. O juiz eleitoral responsável por esta ZE, Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, reforçou que o procedimento é aberto e pode ser acompanhado por qualquer pessoa. "São convidados representantes de partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras, demonstrando a transparência do ato. Além disso, qualquer cidadão ou cidadã pode participar". 

 

O chefe de Cartório da 51ª Zona Eleitoral, Diego Manoel Mascarenhas do Nascimento, frisou que esta é uma etapa muito importante. "Esse é um procedimento simples que consiste apenas em religar as urnas eletrônicas para que a gente possa conferir se os dados das urnas conferem com as etiquetas que estão nas caixas, se os lacres que foram colocados estão posicionados corretamente. Então, é simplesmente uma conferência de dados", complementou.  

 

A 55ª Zona Eleitoral realizou a conferência visual de 375 urnas eletrônicas, sendo 342 de seção e 33 de contingência. "Hoje nós fizemos este procedimento que nada mais é que conferir se ela está lacrada corretamente, se a data e hora estão correspondentes, se a bateria está ok e se a urna está carregada o suficiente. A partir de hoje, ela já vai ficar organizada para que no sábado a transportadora leve essas urnas até os locais de votação", ressaltou a servidora da 55ª ZE, Genifer Gabryelly Borges da Silva. 

 

As conferências visuais são realizadas em todo o estado de Mato Grosso, pelas 57 Zonas Eleitorais, de acordo com cronograma definido por cada uma. Ao todo, 9.460 urnas são preparadas no estado todo para o 2º turno das eleições, sendo 8.287 de seções e 1.173 de contingência. 

 

Todos os procedimentos de preparação das urnas realizados são registrados em ata, na forma prevista pela regulamentação da Justiça Eleitoral. Clique aqui para saber mais e consultar o calendário de preparação para todo o estado. 

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A imagem principal mostra servidores e colaboradores do TRE-MT realizando a conferência visual e a organização das urnas eletrônicas. No procedimento, eles verificam os equipamentos e registram informações antes do encaminhamento aos locais de votação. Ao final do texto, tem uma galeria com mais fotos do ato. 

1/ Galeria de imagens