Página interna do portal

Teste de Integridade reforça segurança e confiabilidade da urna eletrônica no 2º turno

Procedimento, realizado com a participação de entidades fiscalizadoras e aberto à população, é aplicado em 20 urnas

TRE-MT Teste de Integridade reforça segurança e confiabilidade da urna eletrônica no 2º turno

A transparência e a segurança do processo eleitoral foram reforçadas neste domingo (25/10), durante o Teste de Integridade das urnas eletrônicas realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no 2º turno das Eleições Gerais de 2026. O procedimento permite verificar se os votos registrados nas urnas correspondem aos resultados previamente anotados em cédulas de papel, contribuindo para demonstrar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. 

 

Desenvolvida no UniSENAI, que fica na Avenida XV de Novembro, no bairro Porto, em Cuiabá, a auditoria é aplicada em 20 urnas eletrônicas, sendo uma submetida ao teste com biometria e 19 sem biometria. As seções das urnas que passam pelo teste foram indicadas por entidades fiscalizadoras ou sorteadas em uma cerimônia pública realizada na sede do TRE-MT, no sábado (24/10). 

  

O Teste de Integridade é feito com o preenchimento de cédulas de votação, que são digitados na urna eletrônica e, posteriormente, depositados em uma urna de lona. Depois, os resultados são comparados. O objetivo é demonstrar que os votos computados nas cédulas são os mesmos registrados nas urnas eletrônicas auditadas, comprovando a segurança da votação eletrônica.     

  

O procedimento é conduzido pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) e amplamente divulgado. Além disso, todo o teste feito no momento da votação é transmitido pelo canal do TRE-MT no YouTube.  

  

A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, acompanhou a auditoria neste 2º turno, assim como ocorreu no 1º. “As pessoas que estão aqui fazendo esse trabalho estão tranquilas, seguras, não tiveram nenhum problema até agora, nenhuma intercorrência. Isso dá para o eleitor e a eleitora a segurança de que a eleição é autêntica e íntegra, porque esse é o resultado deste trabalho. O segundo turno está fluindo maravilhosamente bem e esse teste é o que garante toda a integridade e a autoridade do processo eleitoral. Tudo está funcionando da melhor maneira possível, conforme a gente tinha planejado”.  

  

Segundo presidente da CAVE, juiz Pierro Mendes, o ato é público e voltado para toda a sociedade. "O Teste de Integridade visa dar segurança para a população brasileira, justamente para se certificarem de que as urnas são seguras. O que a gente realiza aqui é para dar essa transparência a toda a população, sobre a segurança das urnas e de que o voto que o eleitor colocar na urna eletrônica será devidamente contabilizado", frisou.  

 

Ele também detalhou como o procedimento é feito. “Cédulas de papel são preenchidas com a numeração dos candidatos, de forma aleatória e colocadas na urna de lona. Posteriormente, essas urnas de lona são abertas e o que está registrado nas cédulas de papel é passado para a urna eletrônica, e ao final é verificado se os votos coincidem, provando que a urna é realmente íntegra”, afirmou o juiz, lembrando que o teste é realizado desde 2002 e, desde então, nunca houve divergência.  

  

Entidades fiscalizadoras  

  

Todos os atos da CAVE foram acompanhados por representantes partidários e entidades fiscalizadoras, como é o caso do Tribunal de Contas da União (TCU). "Os testes de integridade são realizados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e o Tribunal de Contas da União, mediante um Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acompanha todo esse processo, no papel de auditor externo, de modo a aumentar a transparência, a auditabilidade e, também, a confiança no processo eleitoral".  

  

Teste de Autenticidade 

  

Paralelo ao Teste de Integridade, o TRE-MT realizou o Teste de Autenticidade, que consiste na geração de um relatório, antes da emissão da Zerésima (que comprova que não há nenhum voto registrado na urna, antes do início da votação), com o objetivo de demonstrar a autenticidade dos sistemas eleitorais. Este procedimento foi aplicado em três urnas eletrônicas, cujas seções eleitorais também foram indicadas pelas entidades fiscalizadoras credenciadas ou, quando necessário, sorteadas.     

  

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A foto principal mostra colaboradores do TRE-MT que realizam o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, em ambiente organizado com equipamentos de votação, computadores e acompanhamento de fiscais e observadores, durante o 2º turno das Eleições Gerais de 2026. Ao final do texto, tem uma galeria com mais fotos. 

1/ Galeria de imagens