Com foco na segurança e inteligência das Eleições 2026, TRE-MT participa de seminário internacional no TSE
Comitiva do tribunal acompanha debates sobre combate ao crime organizado e à desinformação; juiz auxiliar da Presidência e coordenador do GGI destaca alinhamento estratégico com forças federais

Brasília (DF) – O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marca presença, em Brasília (DF), no Seminário da Justiça Eleitoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação, evento promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Iniciado nesta terça-feira (27), o encontro reúne autoridades de segurança pública, magistrados, magistradas e especialistas para traçar as diretrizes de proteção ao pleito geral que se aproxima.
A participação do TRE-MT é considerada estratégica para o alinhamento das ações estaduais com o planejamento nacional, especialmente em temas sensíveis como o combate ao crime organizado, aos crimes cibernéticos e o enfrentamento à desinformação.
Durante a abertura, que contou com a presença da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, foi enfatizado que o processo eleitoral de 2026 já começou. "Se atuarmos em conjunto, atuamos com maior possibilidade de garantir a integridade do processo eleitoral. Temos uma história, desde o início da República, de tentativas de aliciamento de votos, de contaminação da vontade do eleitor e da eleitora, e nós temos que assegurar a eleição como um processo em que cada um e cada uma escolha seu representante, sem riscos. Precisamos de um processo muito bem elaborado, com cuidados, e temos o dever de atuar para garantir a confiança do eleitor e da eleitora nos juízes e juízas eleitorais, servidores e servidoras, nos mesários e mesárias que atuam no pleito. Agradeço, especialmente, aos TREs pelo trabalho que fazem em cada unidade da federação para que o direito ao voto seja assegurado".
Rodrigues destacou os recordes de apreensão de recursos ilícitos nas Eleições de 2024 e a necessidade de integração absoluta entre a Justiça Eleitoral e as forças de segurança.

O papel do GGI e a segurança em Mato Grosso
Representando a gestão do TRE-MT, o juiz auxiliar da Presidência, Luís Aparecido Bortolussi Júnior, que também atua como coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), ressaltou que a presença da Corte no evento visa fortalecer a blindagem do processo democrático no estado.
"A presença do TRE-MT neste evento é fundamental para sincronizarmos nossa atuação com a estratégia nacional. Como coordenador do GGI, vejo que absorver essas novas diretrizes de combate ao crime organizado e à desinformação é vital para nossa atuação na ponta. A eleição de 2026 exige antecipação e uso intensivo de inteligência. Não estamos apenas planejando a logística, mas trabalhando para blindar o processo contra qualquer interferência externa, garantindo que o cidadão mato-grossense possa exercer seu voto com total segurança, paz e liberdade", afirmou Bortolussi.

Integração e tecnologia
A programação do evento, que segue até esta quinta-feira (29/01), aborda temas que impactam diretamente a realidade de Mato Grosso. Painéis como “Desafios da eleição de 2026: criminalidade, segurança e o mundo digital”, conduzidos por diretores da Polícia Federal e do TSE, reforçam a necessidade de cruzamento de dados e cooperação institucional.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, reforçou, durante o painel, que a instituição focará em três eixos: segurança dos candidatos, investigação de facções criminosas e monitoramento de ameaças. Para o TRE-MT, que lida com as particularidades de um estado com extensa faixa de fronteira, esse alinhamento é decisivo para a eficácia do GGI.
Também representam o TRE-MT no evento a assistente da Presidência, Marfisa Viviane Caetano de Almeida Magalhães, o assessor de Comunicação Daniel Dino e a assistente de Comunicação Nara Assis.
Autoria: Assessoria do TRE-MT
#PraTodosVerem - A imagem mostra um auditório com cadeiras vermelhas, onde autoridades e participantes estão sentados, acompanhando atentamente um evento institucional. Em primeiro plano, representantes do TRE-MT, trajando roupas formais utilizam crachás de identificação e seguram materiais do evento, como cadernos e pastas, enquanto ao fundo outros participantes também assistem à programação, criando um ambiente solene e organizado, típico de um seminário ou conferência oficial.

