Mutirão da Justiça Eleitoral em Barra do Garças busca 7,3% da população sem cadastro biométrico
Ação ocorrerá entre 27 e 29 de janeiro, das 7h às 12h, no Mendonça Super Center

O município de Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá) receberá um mutirão de atendimento da Justiça Eleitoral, entre os dias 27 e 29 de janeiro, das 7h às 12h. A ação ocorrerá no Mendonça Super Center, localizado na Avenida Ministro João Alberto, s/n, Centro. O objetivo é promover o serviço de coleta biométrica à população, que conta com 7,3% do eleitorado municipal ainda sem impressões digitais cadastradas.
"A ação permite que o cidadão possa procurar a coleta da biometria sem a necessidade de se deslocar até o Cartório Eleitoral. O atendimento realizado em um local de grande fluxo de pessoas, como no Mendonça Super Center, potencializa o alcance do mutirão”, declarou o chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral, Wilian Bezerra Andrade. Vale ressaltar que este será o único serviço oferecido no mutirão.
A iniciativa busca ampliar a cobertura biométrica no município, além de oferecer mais acessibilidade e praticidade ao eleitorado. Também integra a campanha “Biometria 100%”, plano de ação da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), que visa aumentar o índice biométrico para, no mínimo, 98% do estado.
Para realizar os atendimentos, três servidores(as) do Cartório Eleitoral dispõem de toda a estrutura necessária. Ao todo, serão 8 kits biométricos, que contêm: computador portátil, câmera digital, pad para assinatura, scanner para coleta da biometria e case para ambientação e transporte dos equipamentos.
Panorama da biometria
A 9ª Zona Eleitoral abrange, além de Barra do Garças, os municípios de Araguaiana, General Carneiro, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e Torixoréu. No total, são 65.009 eleitores e eleitoras aptos(as) a votar, dos quais 60.626 (93,26%) já possuem a biometria, enquanto 4.383 (6,74%) não cadastraram.
Dentre os municípios, Barra do Garças contém o maior número de eleitores(as) aptos(as), com 45.778 pessoas. Entre elas, 42.437 (92,7%) coletaram as impressões digitais e 3.341 ainda não efetuaram o cadastro biométrico.
A 9ª ZE conta, ainda, com quatro dos 18 municípios que já atingiram a meta da campanha em todo o estado: Ribeirãozinho, com 99,17%; Torixoréu, com 98,8%; Araguaiana, com 98,69%; e Pontal do Araguaia, com 98,26%. O índice de 82,26% coloca General Carneiro em 116ª posição no ranking de biometria do Mato Grosso.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
#PraTodosVerem: A imagem mostra a fachada do Mendonça Super Center. O prédio possui detalhes em verde, laranja, branco, azul e vermelho. Há um círculo branco no topo da fachada que indica a logomarca e o nome da empresa. Em frente, há um pequeno estacionamento, com carros e motos. Há árvores nos arredores e pedestres na calçada. O fundo mostra prédios da cidade e um sol alaranjado coberto por nuvens.

